Política
Câmara aprova isenção da taxa de verificação de taxímetros
A matéria segue para análise do Senado
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira 27, a medida provisória que isenta os taxistas da taxa de verificação de taxímetros, no valor de 52 reais por aparelho. A matéria segue para o Senado.
A isenção da taxa vale tanto para a inicial, a cargo do fabricante ou do importador do veículo, quanto para as seguintes, por um período de cinco anos.
O texto também altera a lei de regulamentação da profissão para permitir a quem quiser ser taxista realizar curso à distância sobre relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.
A mesma lei incluirá um novo dever do profissional: não parar a prestação do serviço de táxi sem justificativa ou sem autorização expressa do poder público que concedeu a outorga.
Um caso expresso citado na MP que será considerado descontinuidade ou ociosidade da autorização é o do taxista que não cumprir as exigências de vistoria ou de renovação da licença por dois anos.
Entretanto, o relator, José Nelto (União-GO), propõe um prazo de seis meses para regularizar a situação do taxista que, na data de entrada em vigor da futura lei, estiver em atraso com a vistoria ou com a renovação da licença.
A se constatar ociosidade da outorga por culpa do detentor dela, poderá haver multa, perda da outorga e impedimento de obter nova outorga por três anos.
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os temas no radar da Câmara dos Deputados em semana de ‘esforço concentrado’
Por Vinícius Nunes
PEC da reforma administrativa é protocolada na Câmara
Por CartaCapital
Ricardo Galvão bate o martelo e decide assumir vaga de Boulos na Câmara após ‘fico’ de Guajajara
Por Wendal Carmo



