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Lula lidera relevância nas redes entre possíveis presidenciáveis de 2026, aponta levantamento
No TikTok, o petista atingiu um score duas vezes superior ao do segundo colocado, Tarcísio de Freitas. Já no X, Facebook e YouTube, seu principal rival é Eduardo Bolsonaro
O presidente Lula (PT) foi o nome de maior relevância nas redes sociais entre os potenciais candidatos às eleições presidenciais de 2026, segundo levantamento realizado pela Nexus, empresa de inteligência de dados do grupo de relações públicas FSB.
Conforme a metodologia da Nexus, Lula alcançou um score global de 77,6 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 — o maior entre todos os presidenciáveis monitorados. Logo atrás aparecem três nomes da oposição: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), com 58,76 pontos; o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 49,02; e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 30,14.
Na sequência do ranking, figuram o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), com 12,96 pontos; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 12,85; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 12,01; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 11,78; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 10,10; o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 8,84; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 7,75.
O estudo analisou o desempenho dos nomes políticos entre 1º de janeiro e 31 de julho, considerando as cinco principais plataformas digitais — Instagram, X (antigo Twitter), Facebook, YouTube e TikTok. O levantamento não inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF e declarado inelegível pelo TSE.
Lula se destacou especialmente no Instagram e no TikTok, redes em que aparece na liderança. No TikTok, o petista atingiu nota 98,78, mais que o dobro do segundo colocado, Tarcísio de Freitas, com 39,27. Já no X, Facebook e YouTube, o principal rival de Lula é Eduardo Bolsonaro. Segundo a Nexus, o desempenho global do deputado poderia ser ainda maior caso ele mantivesse um perfil ativo no TikTok.
O índice de relevância foi medido tomando como base por scores que equilibram a quantidade de publicações, o engajamento (interações ponderadas), o alcance (base de seguidores) e a eficiência (média de interações por post).
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