CartaExpressa

Deputada do PT propõe incluir democracia e direitos humanos na grade das escolas

O projeto de Ana Pimentel (MG) também trata de temas como cidadania, ética e participação popular

Deputada do PT propõe incluir democracia e direitos humanos na grade das escolas
Deputada do PT propõe incluir democracia e direitos humanos na grade das escolas
A deputada Ana Pimentel (PT-MG) foi a relatora do projeto que cria a carteira nacional de docente, aprovado pela Câmara. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) protocolou um projeto de lei para inserir temas como direitos humanos, cidadania, democracia, ética e participação popular na grade curricular das escolas. 

De acordo com a parlamentar, o objetivo é “fortalecer a democracia brasileira por meio de base educacional que forme cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e instrumentos de participação política”. 

A Base Comum Curricular da Educação Básica, documento que estabelece as normas de aprendizado no País, já prevê a promoção de valores fundamentais ao interesse social e de respeito à ordem democrática nas atividades curriculares oferecidas aos alunos. 

No entanto, na avaliação de Pimentel, os termos devem estar explícitos no documento, de modo a garantir a viabilidade desses conteúdos. 

“Dada a sua importância para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática e participativa no País, esses temas devem estar claramente referidos na lei mais importante da educação, a lei de diretrizes e bases da educação nacional”, escreveu a parlamentar petista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo