Política

Câmara vota regime de urgência para criação de Bancada Cristã

O grupo poderá ter assento e voto no colégio de líderes, além de tempo de liderança em plenário; integrantes vão do PL ao PT

Câmara vota regime de urgência para criação de Bancada Cristã
Câmara vota regime de urgência para criação de Bancada Cristã
Criação da Bancada Cristã foi celebrada com culto ecumênico na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira 22. Foto: Reprodução Instagram Gilberto Nascimento
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputados pautou para esta quarta-feira 22 um requerimento que solicita regime de urgência para a criação da Bancada Cristã. Se aprovado, o grupo terá assento e direito a voto no colégio de líderes, colegiado que define a pauta de votações e negociações da Casa.

A formalização da bancada foi celebrada na manhã desta quarta em um culto ecumênico no plenário 2 da Câmara, com a presença do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e dos deputados Luiz Gastão (PSD-CE), líder da Frente Parlamentar Católica, e Gilberto Nascimento (PSD-SP), líder da Frente Parlamentar Evangélica. Motta destacou a importância da união das frentes evangélica e católica e afirmou que o requerimento de urgência será levado à mesa ainda hoje, possibilitando a apreciação do projeto no plenário.

O colégio de líderes é composto atualmente pelas lideranças de partidos e blocos parlamentares. Ele é responsável por definir a ordem de votação dos projetos, negociar o tempo de fala nas sessões e articular acordos internos, funcionando como uma instância estratégica de decisão dentro da Câmara. A criação da Bancada Cristã permitirá que o grupo religioso tenha voz e voto nessas reuniões.

A nova bancada será formada por deputados católicos e evangélicos e contará com rodízio anual na liderança, alternando entre representantes das duas frentes. Além do direito a voto nas reuniões de líderes, o grupo poderá indicar membros para comissões, participar das negociações com o governo e com outras bancadas e se manifestar por até cinco minutos semanais durante o período destinado às comunicações de liderança.

A articulação da bancada inclui deputados de diferentes partidos, que vão do PT ao PL, como Maria do Rosário (PT-RS) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). O ato de hoje produziu uma cena curiosa ao ter o deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) cantando um louvor pelos golpistas de 8 de Janeiro ao lado da petista Benedita da Silva (RJ). A expectativa é que a bancada represente, inicialmente, mais de 300 deputados.

A reunião do colégio de líderes para tratar das pautas e formalizar a participação da Bancada Cristã está marcada para a quinta-feira 23, às 9h. O resultado da votação do regime de urgência definirá se o projeto de resolução será apreciado com prioridade ainda nesta semana.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo