CartaExpressa
Lula parabeniza Sanae Takaichi por eleição como primeira-ministra do Japão
Admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a nova premiê é uma estrela da política ultraconservadora do País


O presidente Lula (PT) parabenizou, nesta terça-feira 21, Sanae Takaichi pela sua eleição como a primeira mulher premiê do Japão. Admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, Takaichi é uma estrela da política ultraconservadora do País e uma das raras mulheres a subir na hierarquia dominada por homens
“Felicito a Sanae Takaichi por sua eleição como Primeira-Ministra do Japão. Brasil e Japão são grandes parceiros com muitas oportunidades para estreitar o relacionamento bilateral, que completa 130 anos em 2025”, declarou em publicação nas redes sociais.
Takaichi é defensora da estratégia conhecida como “abenomics“, do falecido premiê Shinzo Abe, que prevê grandes gastos e uma política monetária flexível para impulsionar a economia.
Crítica ferrenha da China, Takaichi é presença frequente no Santuário Yasukuni, visto por China, Coreias e outras vítimas asiáticas da agressão japonesa na Segunda Guerra Mundial como um local que glorifica o passado militarista do Japão.
Aos 64 anos, ela assume o País em meio a uma crise política, já que será a quinta líder nacional em cinco anos. E a agenda já começa agitada: na próxima semana, a premiê deve receber o presidente dos EUA, Donald Trump, em solo japonês.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.