CartaExpressa
Fux quer votar nos últimos julgamentos da trama golpista mesmo fora da 1ª Turma
A decisão caberá ao presidente do STF, Edson Fachin


O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux manifestou nesta terça-feira 21 o desejo de participar de julgamentos já designados pelo presidente da Primeira Turma, Flávio Dino, apesar de ter solicitado transferência para a Segunda Turma.
Dino afirmou que submeterá o pedido ao presidente da Corte, Edson Fachin. O diálogo ocorreu no encerramento do julgamento do núcleo 4 da tentativa de golpe, conhecido como o núcleo da desinformação.
Na lista de julgamentos já marcados pela Primeira Turma estão as denúncias contra os dois grupos restantes da trama golpista: a votação do núcleo 3, com dez réus, ocorrerá a partir de 11 de novembro; a do núcleo 2, com seis integrantes, começará em 9 de dezembro.
“Queria me colocar à disposição — porque o regimento é omisso — de participar de todos os processos que vossa excelencia [Dino] já designou, em prol da própria Justiça”, argumentou Fux. “Estaria na segunda e estaria aqui, se fosse do agrado dos senhores. Poderia participar dos julgmaentos já marcados.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Isolamento e fogo amigo marcam o ocaso de Fux na 1ª Turma do STF
Por Leonardo Miazzo
Leia o documento em que Fux pede transferência para a 2ª Turma do STF
Por CartaCapital
STF volta a isolar Fux e condena réus do núcleo 4 da trama golpista
Por Vinícius Nunes