Do Micro Ao Macro

Black Friday impulsiona empregos temporários e eleva contratações fixas no país

Levantamento mostra aumento de 81% nas vagas temporárias e alta de 58,6% nas permanentes antes do evento.

Black Friday impulsiona empregos temporários e eleva contratações fixas no país
Black Friday impulsiona empregos temporários e eleva contratações fixas no país
Empresas podem reduzir desemprego juvenil com oportunidades reais de trabalho e formação
Apoie Siga-nos no

A Black Friday ainda não começou, mas seus efeitos já movimentam o mercado de trabalho brasileiro. Segundo levantamento da Sólides, empresa de tecnologia em gestão de pessoas que atende mais de 40 mil pequenas e médias empresas, o período que antecede o evento tem se tornado um dos mais ativos do ano em novas contratações.

Entre 2022 e 2024, o número médio de vagas temporárias abertas em setembro e outubro foi 81% maior do que nos demais meses. O dado reforça o impacto do varejo sobre a geração de empregos e a preparação das empresas para o aumento de demanda. De 2023 para 2024, as oportunidades temporárias avançaram 53,3%, indicando tendência de expansão contínua.

Contratações permanentes também avançam

Além do reforço sazonal, o movimento tem estimulado contratações fixas. Nos dois meses que antecedem a Black Friday, as vagas permanentes cresceram 17,5% em média nos últimos dois anos e tiveram alta de 58,6% entre 2023 e 2024. O resultado mostra que o período se consolidou como um momento estratégico para expansão das equipes.

Para Ricardo Kremer, diretor de Produtos e Tecnologia da Sólides, a data deixou de ser apenas um marco do consumo. “A Black Friday se consolidou como um gatilho para o mercado de trabalho, especialmente entre as PMEs. Muitas empresas usam o período para identificar e reter talentos que, após o aumento sazonal, acabam permanecendo em suas equipes”, afirma.

Perfil das vagas abertas

O levantamento mostra que, em 2024, os estados com maior volume de oportunidades foram São Paulo (26%), Minas Gerais (17%) e Santa Catarina (6%). As áreas que mais contrataram foram comercial (22%), administrativa (15%) e tecnologia (7%). Entre os cargos mais recorrentes estão vendedor, representante comercial, auxiliar administrativo e desenvolvedor back-end e full stack.

Os dados refletem o total de vagas abertas entre setembro e outubro de 2022, 2023 e 2024 no Portal de Vagas e na plataforma da Sólides, representando de forma direta o comportamento de contratação entre pequenas e médias empresas brasileiras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo