Política
Conselho de Ética da Câmara tem 11 representações contra deputados na pauta; veja a lista
Pedidos para abertura de processos contra parlamentares são assinados pelo PL, pelo PSOL, pelo PT e pelo Novo; nomes como Guilherme Boulos, Eduardo Bolsonaro e Kim Kataguiri estão na mira do colegiado


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara reúne-se na quarta-feira 22 para analisar a abertura de 11 novos processos contra deputados. As representações na pauta partiram do PL, do PT, do Novo e do PSOL e miram nove deputados.
Na lista de alvos está Guilherme Boulos (PSOL), que se licenciou para assumir o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência nesta terça-feira 21.
Outros alvos da base governista na mira são o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, a deputa indígena Célia Xakriabá (PSOL) e o parlamentar goiano André Janones (Avante).
Já os membros da oposição na mira do colegiado são Eduardo Bolsonaro (PL), que segue nos Estados Unidos promovendo uma articulação contra autoridades brasileiras, Gilvan da Federal (PL), Sargento Fahur (PSD), Éder Mauro (PL) e Kim Kataguiri (União).
Veja a lista de representações na pauta desta quarta do Conselho de Ética:
Pedidos do PL
- REP 8/25: acusa Janones de ter pedido a servidores que devolvessem parte dos salários para pagar dívida de campanha;
- REP 14/25: acusa Janones de ter ofendido o deputado Gustavo Gayer (PL) em postagem nas redes sociais;
- REP 12/25: acusa Lindbergh de ter ofendido Gayer e defendido sua cassação;
- REP 13/25: acusa Boulos de ter ofendido parlamentares da legenda durante reunião do Conselho de Ética em abril deste ano;
- REP 23/25: acusa Célia Xakriabá de ter “avançado com uma caneta” contra o deputado Kim Kataguiri e ferido o deputado Coronel Meira (PL-PE), durante a votação do licenciamento ambiental.
Pedidos do PSOL
- REP 20/25: contra o deputado Sargento Fahur por ter feito comentário que soou como ameaça ao deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL), durante reunião da Comissão de Segurança Pública;
- REP 21/25: contra o deputado Kim Kataguiri por ter feito ataques “racistas e preconceituosos” contra Célia Xakriabá, durante sessão sobre o licenciamento ambiental.
Pedidos do PT
- REP 10/25: contra o deputado Gilvan da Federal por incitar violência contra o presidente Lula durante reunião da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado;
- REP 11/25: contra o deputado Éder Mauro por agredir fisicamente um cidadão durante reunião da Comissão de Direitos Humanos;
- REP 22/25: contra o deputado Eduardo Bolsonaro por ataques verbais a instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal, e por tentar influenciar autoridades estrangeiras a impor sanções contra o Brasil.
Pedido do Novo
REP 9/25: acusa Lindbergh Farias de ter divulgado, em redes sociais, imputações falsas ao deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).
(com informações de Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara faz novo sorteio para definir relator de processos contra bolsonaristas que participaram de motim
Por CartaCapital
Pesquisador demitido por embate com Bolsonaro deve assumir vaga de Boulos na Câmara
Por Wendal Carmo
Motta marca votação da urgência de projeto que proíbe cobrança por bagagem de mão
Por CartaCapital
Governo publica no Diário Oficial a nomeação de Boulos na Secretaria-Geral da Presidência
Por CartaCapital