Economia
Agenda de Lula na Ásia foca no fortalecimento de parcerias e tem possível encontro com Trump no radar
Petista realiza visitas oficiais à Indonésia e à Malásia de 23 a 28 de outubro; programação inclui cúpulas internacionais, fóruns empresariais e reuniões bilaterais com líderes da região


O presidente Lula (PT) embarca na manhã desta terça-feira 21 para uma viagem oficial de seis dias à Ásia, com compromissos na Indonésia e na Malásia. A missão tem como objetivo consolidar a presença do Brasil no Sudeste do continente. O estreitamento de laços com economias que ganham crescente relevância global também está listado como objetivo do governo no giro pela região.
Indonésia: 23 e 24 de outubro
Em Jacarta, na Indonésia, Lula será recebido pelo presidente Prabowo Subianto, em retribuição à visita do líder a Brasília, em julho deste ano. O encontro marca um novo capítulo na relação bilateral e deve abordar comércio, agricultura, segurança alimentar, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável, segundo o governo.
Durante a estadia, Lula participará de um fórum empresarial Brasil-Indonésia, com mais de cem empresários dos dois países, voltado à ampliação de parcerias econômicas e tecnológicas. Também estão previstas reuniões com ministros e representantes do setor produtivo local.
Malásia: 24 a 28 de outubro
De Jacarta, Lula segue para Kuala Lumpur, na Malásia, onde cumprirá agenda oficial a convite do primeiro-ministro Anwar Ibrahim. Entre os dias 24 e 28, o presidente participará de compromissos políticos, econômicos e diplomáticos, consolidando a aproximação com a Malásia e com o bloco regional da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
No sábado 25, Lula será recebido em cerimônia oficial no Palácio do Governo e participará de encontros preparatórios para a 47ª Cúpula da ASEAN, que ocorre nos dias seguintes.
Encontro com Trump
Lula será o primeiro chefe de Estado brasileiro a integrar o evento da ASEAN. Durante a cúpula, ele terá ao menos uma reunião bilateral, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
É nesta mesma cúpula que o aguardado encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá sair do papel. O norte-americano é uma das figuras globais que estarão no evento. Segundo o Itamaraty, a reunião com Trump “ainda não está confirmada”, mas é considerada bastante provável.
Doutor Honoris Causa
Lula fecha a agenda na Ásia na terça-feira 28, quando participa da 30ª Cúpula do Leste Asiático para apresentar a visão brasileira sobre a integração da ASEAN e BRICS. No mesmo dia, ele receberá mais um título de Doutor Honoris Causa, dessa vez pela Universidade Nacional da Malásia.
O retorno ao Brasil está previsto para a noite de terça, após a conclusão da agenda oficial. Com esta visita, Lula completa sua sexta viagem à Ásia desde 2023, quando assumiu o Planalto para o seu terceiro mandato como presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anuncia Guilherme Boulos como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Por Vinícius Nunes
Lula volta a cobrar BC por redução na taxa de juros: ‘vai precisar começar a abaixar’
Por Wendal Carmo