Política
Minha missão como ministro será ajudar a colocar o governo na rua, diz Boulos
O deputado do PSOL substituirá Marcio Macêdo na Secretaria-Geral da Presidência; troca no comando da pasta foi publicada no DOU nesta terça-feira


O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, disse nesta segunda-feira 20 que sua principal missão na pasta será ‘ajudar a colocar o governo na rua’. A declaração foi publicada em uma rede social.
Segundo explicou o deputado do PSOL, sua ida ao governo servirá para ampliar a divulgação das agendas e feitos de Lula (PT) entre os movimentos sociais. A publicação confirma a principal motivação do presidente ao promover a troca: reforçar os laços da sua gestão com os movimentos populares e a militância de esquerda. A iniciativa tem as eleições de 2026 como pano de fundo.
“Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, destacou o novo ministro. “Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto”, completou o político formado nas fileiras do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
A mudança na pasta, que até então era ocupada pelo petista Marcio Macêdo, se concretiza fora do calendário da reforma ministerial prevista para abril de 2026 — quando acontece a desincompatibilização eleitoral.
A pasta agora comandada por Boulos é uma das mais próximas do presidente e tem papel central na articulação social e política da Presidência.
A expectativa é que psolista lidere uma retomada do diálogo com organizações e redes de base que expressavam insatisfação com o ritmo das políticas sociais do governo. A ideia, conforme expressou a presidenta do PSOL Paula Coradi em nota, é que o novo ministro represente uma resposta a “ofensivas da extrema-direita e do Centrão”.
“Sua entrada no ministério irá contribuir para organizar novas mobilizações sociais a favor da agenda que interessa ao povo brasileiro”, anotou Paula Coradi.
Nomeação oficializada
A entrada de Boulos no governo foi anunciada na noite de segunda-feira e oficializada no Diário Oficial da União na manhã desta terça-feira 21. O ato é assinado por Lula e informa que Macêdo teria deixado a pasta ‘a pedido’. O agora ex-ministro disse, ainda na segunda-feira, que sua saída se deu para que ele pudesse se preparar para ser candidato em 2026.
“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve: EXONERAR, a pedido, MÁRCIO COSTA MACÊDO do cargo de Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República. [E] NOMEAR GUILHERME CASTRO BOULOS“, diz o documento.
DECRETOS DE 20 DE OUTUBRO DE 2025 – DECRETOS DE 20 DE OUTUBRO DE 2025 – DOU – Imprensa NacionalApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pesquisador demitido por embate com Bolsonaro deve assumir vaga de Boulos na Câmara
Por Wendal Carmo
Com Boulos na Secretaria-Geral, veja a divisão da Esplanada dos Ministérios por partidos
Por CartaCapital
O plano do PSOL para Boulos em 2026, após nomeação em ministério
Por Leonardo Miazzo