Do Micro Ao Macro

Projeto Chefs de Origem aproxima pequenos produtores do mercado da alta gastronomia

Objetivo do evento, que acontece amanhã (22), é valorizar a produção de alimentos de origem diferenciada e típicos da cultura brasileira

Projeto Chefs de Origem aproxima pequenos produtores do mercado da alta gastronomia
Projeto Chefs de Origem aproxima pequenos produtores do mercado da alta gastronomia
Prefeitura de São Paulo abre inscrições para afroempreendedores do setor de gastronomia participarem do evento Dia do servidor público da cidade de São Paulo
Apoie Siga-nos no

Alta gastronomia, alimentos certificados com Indicação Geográfica (IG), produtos artesanais de diferentes biomas brasileiros e rodada de negócios, tudo em um só lugar. Este é o projeto Chefs de Origem, que o Sebrae lança na próxima quarta-feira (22), no espaço EXC, localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo da ação é valorizar a produção de alimentos de origem diferenciada e típicos da cultura alimentar brasileira. Além dos produtores, chefs renomados, especialistas e grandes nomes do cenário gastronômico nacional estarão no evento.
“Essa iniciativa é muito importante para posicionar o Brasil como um país de riqueza cultural e gastronômica, reforçando os nossos produtos e a sua origem, bem como destacando a forma como são cultivados e elaborados. Os pequenos produtores têm um enorme potencial para conquistar o mercado com produtos de altíssima qualidade”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“Esse evento vai proporcionar uma experiência gastronômica única, aliada à promoção do conhecimento sobre as tradições culinárias do nosso País, à geração de negócios e ao desenvolvimento das pequenas empresas da cadeia de alimentação”, completa o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Durante o evento, profissionais de diversas partes do país vão discutir a importância da valorização dos ingredientes brasileiros, representando os diferentes biomas. O evento também terá a participação do chef Alex Atala, convidado por intermédio da parceria com o Guia Michelin, que tem apoiado o impulsionamento dos produtos brasileiros de origem, que inclusive fizeram parte do menu da Cerimônia Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo 2025.
Paralelamente à programação, haverá a exposição e venda de produtos selecionados e sessões de negócios que reunirão produtores locais e compradores – uma oportunidade para ampliar a rede de contatos, divulgar o negócio, conhecer potenciais clientes, fornecedores e formar novas parcerias.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo