CartaExpressa
Presidente do PSDB anuncia filiação de Ciro Gomes ao partido no Ceará
Ex-governador e ex-ministro deixará PDT e deve concorrer ao governo do estado em 2026
O presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, anunciou na noite de sexta-feira 17 a filiação do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes ao partido. O anúncio foi feito nas redes sociais e confirmou que Ciro pretende disputar o governo do Ceará nas eleições de 2026.
Em vídeo, Ozires, que também é prefeito de Massapê, destacou: “O PSDB está em festa porque estou anunciando oficialmente a filiação do ex-governador e ex-ministro Ciro Ferreira Gomes ao PSDB. O Ceará quer o Ciro de novo”. Segundo ele, o ato oficial de filiação ocorrerá na próxima quarta-feira 22, em Fortaleza, com cerimônia prevista em um hotel da Beira Mar.
O ex-senador Tasso Jereissati teria desempenhado papel decisivo para convencer Ciro a escolher o PSDB, partido pelo qual governou o Ceará entre 1991 e 1994. Antes da decisão, o ex-governador chegou a avaliar convites de outras legendas, como União Brasil e PP.
Ciro Gomes, que esteve no PDT desde 2015 e disputou quatro eleições presidenciais, não pretende mais concorrer à Presidência da República. Segundo Ozires, nos próximos meses ele anunciará oficialmente sua candidatura ao governo estadual.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ciro diz que não deseja disputar a Presidência: ‘Não quero importunar os eleitores’
Por CartaCapital
CNT/MDA testa cenários de 2º turno com Lula, Tarcísio e Ciro Gomes; veja os resultados
Por CartaCapital


