CartaExpressa
Por que eleitores de município paulista votarão para prefeito em dezembro
O escolhido em Guará exercerá o mandato até o fim de 2028
Eleitores de Guará, no interior de São Paulo, voltarão às urnas em 7 de dezembro para definir seu próximo prefeito. O escolhido exercerá o mandato até o fim de 2028. O Tribunal Regional Eleitoral paulista aprovou na quinta-feira 16 o calendário da eleição suplementar.
Vinicius Engenheiro (PSD) foi o mais votado em 2024, mas a Justiça Eleitoral rejeitou seu registro de candidatura. A palavra final partiu do Tribunal Superior Eleitoral.
A inelegibilidade de Vinicius para o cargo decorre do entendimento de que ele já exerceu dois mandatos: entre 2016-2020, como vice-prefeito, assumiu diversas vezes o comando do município, inclusive no período de seis meses antes da eleição de 2020, quando venceu a disputa.
As convenções para definir as candidaturas ocorrerão de 30 de outubro a 4 de novembro. Na sequência, partidos solicitarão o registro até o dia 7.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ex-prefeita e governador lideram corrida ao Senado por Roraima em 2026
Por CartaCapital
Os favoritos para o governo de Roraima em 2026, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Pesquisa monitora a disputa pelas duas vagas de senador por São Paulo em 2026; veja os resultados
Por CartaCapital


