CartaExpressa
Quem esteve ao lado de Mauro Vieira na reunião com Rubio nos EUA
O encontro ocorreu nesta quinta-feira 16, na Casa Branca


A reunião desta quinta-feira 16 na Casa Branca entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, se dividiu em duas partes. Ao todo, o encontro durou pouco mais de uma hora.
Na primeira etapa, de aproximadamente 20 minutos, participaram apenas Vieira e Rubio. Na sequência, juntaram-se equipes dos dois governos. Pelo lado brasileiro, além de assessores do Itamaraty, estiveram com o chanceler a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e os embaixadores Mauricio Carvalho Lyrio e Philip Gough.
Lyrio é secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e sherpa do Brasil no BRICS — no bloco, os sherpas são os diplomatas responsáveis por encaminhar as discussões e as negociações de seus países até a cúpula final.
Gough assumiu em maio deste ano a Secretaria de Assuntos Econômicos e Financeiros do MRE. Já chefiou o setor de Política Comercial da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos (2009-2010) e a área de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil nos EUA (2010-2012). Também foi ministro-conselheiro da Missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York (2016-2021).
Viotti foi representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York (2007-2013), embaixadora em Berlim (2013-2016), subsecretária-geral da Ásia e do Pacífico (2016-2017) e chefe de Gabinete do Secretário-Geral da ONU (2017-2021).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.