CartaExpressa
Intoxicação por metanol: Brasil tem 41 casos confirmados e 8 mortes
De acordo com o Ministério da Saúde, 107 casos seguem em investigação


O Brasil tem 41 casos confirmados de intoxicação por metanol via a ingestão de bebidas alcoólicas; oito pessoas morreram, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira 15. Os casos descartados, segundo a pasta, são 469.
De acordo com o governo federal, 107 casos seguem em investigação.
São Paulo segue o estado com mais casos confirmados: 33. Há ainda 4 casos confirmados no Paraná, 3 em Pernambuco e 1 no Rio Grande do Sul.
Em relação aos casos em investigação, São Paulo investiga 57, Pernambuco (31), Rio de Janeiro (6), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (3), Rio Grande do Sul (3), Alagoas (1), Goiás (1) e Paraná (1).
Em relação aos óbitos, 6 foram no estado de São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 10 seguem em investigação, sendo 4 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 na Paraíba e 1 no Paraná.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Novo protocolo de São Paulo permite detecção de metanol em bebidas
Por Agência Brasil
Polícia prende mais um suspeito de participar da morte de delegado em SP
Por Agência Brasil
Polícia fecha fábricas e prende 2 em SP sob suspeita de adulterar bebidas alcoólicas
Por CartaCapital