Educação
COP30: Professores e estudantes podem solicitar kit para debater as mudanças climáticas
O Observatório do Clima convida educadores e gestores escolares a participarem do projeto Estação Central da COP


Com a proximidade da COP30, que será realizada a partir de 10 de novembro em Belém (PA), o Observatório do Clima convidou educadores e gestores escolares a participarem do projeto Estação Central da COP.
O objetivo é propor uma reflexão sobre os efeitos da crise climática, a fim de fomentar o debate sobre questões socioambientais como efeito estufa, justiça climática e racismo ambiental.
A ideia é que cada grupo interessado realize uma atividade sobre o tema — um debate, uma roda de conversa ou uma exposição, por exemplo —, com base em um material didático online disponibilizado pelo projeto.
Como participar
Os grupos interessados devem preencher um formulário e solicitar o material de apoio. Há no site um passo a passo sobre como criar a Estação Central, com dicas e sugestões de atividades, além de conteúdos didáticos sobre as mudanças climáticas, as negociações da COP e temas que estarão em disputa na conferência. É possível encontrar na página, entre outros materiais:
- Almanaque do clima para não entrar em pânico: texto didático-pedagógico com os conceitos fundamentais para entender as mudanças climáticas;
- Álbum de Figurinhas da Central da COP: ilustra quais foram as COPs mais importantes, quem são os destaques da luta socioambiental e o que está em jogo na COP30;
- Acordo de Paris – um guia para os perplexos: publicação explicativa sobre a COP e o Acordo de Paris para pessoas leigas no assunto;
- Eunice: um guia ilustrado sobre a crise climática, com caderno impresso da plataforma do OC sobre ciência do clima.
No formulário, os grupos também podem sinalizar o interesse em concorrer a um kit impresso da iniciativa (serão disponibilizadas poucas caixas). Por fim, professores e estudantes estão convidados a registrar a atividade realizada, em um vídeo de até um minuto e meio com um recado para a COP30, até 27 de outubro. As produções serão exibidas no site e em outros canais da rede.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mais de 160 países já confirmaram presença na COP30
Por Wendal Carmo
Um mês para a COP30; conheça os desafios da presidência brasileira
Por Agência Brasil
Compromissos de jovens em defesa do clima serão apresentados na COP30
Por Agência Brasil