Mundo

Jornalista peruano sobrevive ao terceiro atentado em um ano

Dois indivíduos em uma moto lançaram uma granada contra a residência de Carlos Mesías, na cidade de Huaral

Jornalista peruano sobrevive ao terceiro atentado em um ano
Jornalista peruano sobrevive ao terceiro atentado em um ano
Foto: Reprodução/ANP Radio
Apoie Siga-nos no

O diretor de um veículo de comunicação digital peruano sobreviveu a um atentado com explosivos contra sua residência, denunciou nesta terça-feira 14 o sindicato de jornalistas.

O comunicador Carlos Mesías, diretor jornalístico da Central de Notícias, um meio de comunicação da região de Lima, foi alvo pela terceira vez de um ataque neste ano, de acordo com a Associação Nacional de Jornalistas do Peru (ANP).

Na segunda-feira, dois indivíduos em uma moto lançaram uma granada contra a residência de Mesías, na cidade de Huaral, cerca de 70 quilômetros ao norte de Lima, informou a organização em comunicado.

Embora Mesías e sua família tenham saído ilesos, a explosão “destruiu a fachada do imóvel”, disse a Central de Notícias em sua página no Facebook.

“Na próxima, o matam!”, sinalizou o meio de comunicação, ao defender que o ataque representa risco “para todos aqueles que se atrevem a investigar, denunciar ou expor corruptos e organizações criminosas”.

No comunicado da ANP, Mesías denunciou a falta de proteção estatal, apesar de ser vítima de ameaças por parte de uma “rede criminosa dedicada ao tráfico de terrenos em Huaral”.

Neste ano, dois jornalistas foram assassinados no Peru, segundo a ANP.

O caso mais recente ocorreu em maio, quando o locutor de rádio Raúl Celis López foi assassinado a tiros na cidade de Iquitos, na fronteira com o Brasil, próximo à região do Vale do Javari.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo