Mundo
Lula visita o Papa Leão XIV no Vaticano
O presidente brasileiro convidou o pontífice a vir ao Brasil na COP30, e ouviu que ele deseja visitar o País ‘no momento oportuno’


O presidente Lula foi recebido nesta segunda-feira 13 pelo Papa Leão XIV, no Vaticano. Foi o primeiro encontro do presidente brasileiro com o pontífice, que comanda a Igreja Católica desde maio.
A primeira-dama Janja e os ministros Mauro Vieira (Relações Internacionais), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) também participaram da visita.
Em postagem nas redes sociais, Lula disse que parabenizou o papa pela exortação ‘Dilexi Te’, primeiro documento oficial do tipo assinado por ele. No texto, o pontífice afirma que “não se pode separar a fé do amor pelos pobres”.
“Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, afirmou o presidente brasileiro.
No encontro, que durou cerca de 30 minutos, Lula convidou Leão XIV a vir ao Brasil na COP30, que acontece em novembro em Belém. Por conta das celebrações do Jubileu da Igreja Católica, o pontífice não poderá comparecer, mas garantiu ao presidente que o Vaticano estará representado. O papa disse, ainda, que pretende vir ao País em outra ocasião.
“Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem [domingo] tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, pontuou Lula.
A reunião com o papa faz parte de uma rápida visita do presidente brasileiro à Itália. Ele embarca ainda nesta segunda-feira para retornar ao Brasil.
A viagem foi marcada para garantir a participação de Lula no Fórum Mundial da Alimentação, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A abertura do evento começa às 9h (pelo horário de Brasília).
Na sequência da cerimônia, Lula participará de reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula chega a Roma para Fórum Mundial da Alimentação e primeiro encontro com Papa Leão XIV
Por Caio César
Lula se encontrará com Papa Leão XIV nesta segunda-feira, diz Vaticano
Por Wendal Carmo