Parlatório

Governo estuda taxar grandes fortunas

Depois de ajustes que atingiram trabalhadores, bancada do PT no Senado exigiu que governo incluísse medidas que cheguem ao “andar de cima”

Governo estuda taxar grandes fortunas
Governo estuda taxar grandes fortunas
Nelson Barbosa: "Vai haver medidas que vão atingir o andar de cima"
Apoie Siga-nos no

O governo federal também pretende mexer no bolso dos milionários com o pacote fiscal preparado para ajustar as contas públicas, afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em uma reunião do PT no Senado na quarta-feira 25. O conteúdo da reunião foi confirmado pela senadora Gleisi Hoffmann (PR), segundo o jornal Folha de S.Paulo.

A decisão teria sido uma resposta à pressão de congressistas petistas, que pedem ao governo ajustes também sobre pessoas ricas, uma vez que as medidas anunciadas até agora atingem apenas os trabalhadores.

Segundo Gleisi, a bancada petista argumentou na reunião que “seria muito importante que tivéssemos medidas que atingissem quem tem renda maior na sociedade, seja na área de impostos ou outras medidas.” O ministro teria respondido: “estamos estudando e vai haver medidas que vão atingir o andar de cima”.

A senadora não detalhou que medidas são essas, mas espera-se que seja criado um tributo sobre grandes fortunas. O governo deve, com isso, acalmar o PT e aliados de esquerda, descontentes com mudanças no seguro-desemprego, por exemplo.

Outros ministros participaram da reunião com Babosa: Manoel Dias (Trabalho), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Carlos Gabas (Previdência) e Pepe Vargas (Relações Institucionais).

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo