Mundo
EUA anuncia financiamento de US$ 20 bilhões para a Argentina e compra de pesos
O ultraliberal Javier Milei, um aliado do presidente americano, Donald Trump, tem enfrentado a depreciação do peso


Os Estados Unidos acordaram uma linha de financiamento de 20 bilhões de dólares (R$ 107 bilhões) com a Argentina por meio de um swap (troca de moedas) e compraram nesta quinta-feira 9 pesos no mercado, anunciou o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
“Hoje compramos diretamente pesos argentinos”, explicou Bessent em uma mensagem na rede X. “Além disso, finalizamos um acordo de swap de moedas com o banco central argentino no valor de 20 bilhões de dólares”, acrescentou.
(Em atualização).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.