Opinião

assine e leia

O delivery impulsiona a Honda

Diante do recorde de vendas de motocicletas, a fabricante japonesa anuncia investimentos de 1,6 bilhão de reais

O delivery impulsiona a Honda
O delivery impulsiona a Honda
A produção de motocicletas no Brasil atingiu 673.125 unidades entre janeiro e abril de 2025.
Apoie Siga-nos no

Os serviços de delivery têm sido benéficos para o mercado de motocicletas no País. Esse é um dos principais fatores que levaram a Honda a anunciar um investimento de 1,6 bilhão de reais até 2029 na unidade de Manaus, o maior aporte da empresa no Brasil. Atualmente, a fábrica tem capacidade de produção de 1,4 milhão de unidades por ano. Irá a 1,6 milhão.

A Honda detém cerca de 70% do mercado de motocicletas no País. Os aplicativos de delivery e a expectativa de consolidação dos mototáxis formam um exército de novos compradores que buscam produtos mais funcionais e baratos. Segundo dados do Banco Central divulgados em setembro, nos últimos dez anos o crescimento do número de trabalhadores em aplicativos de transporte foi de 170%. São 2,2 milhões, mais de 450 mil entregadores.

O impacto nos resultados setoriais é visível. O primeiro semestre de 2025 foi o melhor da história em vendas de motocicletas, com 1.029.298 unidades emplacadas, aumento de 10,3% em relação ao ano anterior

Não é brinquedo

A Confederação Nacional do Comércio divulgou suas estimativas de vendas para o Dia das Crianças. A expectativa é de que o volume de negócios no período alcance 10 bilhões de reais, o que seria o melhor resultado em 12 anos.  O período faz parte das três “datas de ouro” para o varejo, ao lado do Natal e do Dia das Mães. Os segmentos mais beneficiados, de acordo com a CNC, são os de vestuário e calçados, seguidos pelos de eletroeletrônicos e brinquedos.

Os resultados são bons, mas poderiam ser melhores não fossem os juros elevados que aumentam os custos para lojistas e consumidores. O reflexo dos juros altos é o aumento do número de famílias com contas em atraso. De acordo com a Pesquisa de Endividamento do Consumidor da entidade, esse porcentual atingiu a marca de 30,4% das famílias, o maior desde 2010, quando a coleta de dados começou.

Shein física

A Shein anunciou a intenção de encarar os desafios do varejo físico. Escolheu a França como mercado-teste para abrir as primeiras lojas, a partir de 2026. A iniciativa tem objetivos diversos. O primeiro é que as lojas podem levar à experimentação dos produtos e elevar o potencial do ­marketing de experiência. Na internet, a plataforma já encontrou seus canais e consumidores e o meio de fazer negócios. Mas ir para o varejo físico amplia a experiência. No Brasil, a empresa monta unidades provisórias para experimentação dos produtos há alguns anos, as chamadas pop-up stores. A iniciativa não é nova. A Amazon montou lojas físicas e a experiência não foi bem-sucedida. Muitas fecharam as portas e a empresa manteve algumas unidades, especialmente supermercados. Nesse caso, a intenção é demonstrar que os produtos alimentícios na Amazon são de qualidade, fortalecendo as vendas online.

Guinness

Uma área de 32 mil metros quadrados, onde 15 mil alunos podem treinar ao mesmo tempo. Esses são os números que credenciam a Ironberg Alphaville, em São Paulo, a buscar o título de maior academia do mundo. O local é muito mais que um espaço para formar tríceps, bíceps ou secar a barriga. Tem no projeto salão de beleza, farmácia de manipulação, estacionamento para mil veículos, lava-rápido e heliponto. O conceito da Ironberg, que funciona 24 horas, é ser um espaço de serviços e convivência. Como ­Alphaville é um ponto com muitas empresas e condomínios residenciais, a oportunidade é atender quem mora e trabalha na região. A marca tem sete unidades no Brasil e deve inaugurar mais uma em breve em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Frango hermano

A JBS, líder global no segmento de proteína animal, vai investir 70 milhões de dólares em uma nova unidade no Paraguai. A informação foi divulgada durante a visita do presidente paraguaio, Santiago­ Peña, a uma unidade da empresa instalada em Dourados, Mato Grosso do Sul. O investimento será feito em etapas e totalizará o valor em dois anos. A JBS comprou uma fábrica no departamento de Caaguazú que pertence à Campo 9 S.A., dona da marca Pollos Amanecer. Após a expansão, a fábrica terá capacidade para processar 100 mil frangos por dia. A iniciativa marca o retorno da JBS ao Paraguai, de onde saiu há oito anos. O empreendimento vai comportar ainda 28 granjas e uma fábrica de ração. O objetivo é atender o mercado interno e buscar oportunidades para exportação. •

Publicado na edição n° 1383 de CartaCapital, em 15 de outubro de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘O delivery impulsiona a Honda’

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo