Mundo
Prefeita recém-eleita é esfaqueada na Alemanha
O primeiro-ministro Friedrich Merz classificou o ataque contra Iris Stalzer como um ‘ato de ódio’


A prefeita da cidade alemã de Herdecke, perto de Dortmund, foi esfaqueada nesta terça-feira 7, em “um ato de ódio”, segundo o chanceler Friedrich Merz.
Iris Stalzer, eleita no final de setembro, foi atacada em frente à sua casa, segundo o canal WDR. A imprensa local indica que a prefeita social-democrata está gravemente ferida.
“Tememos por sua vida”, disse o chanceler Merz em uma publicação no X.
Bombeiros e equipes de resgate transportam Iris Stalzer, a recém-eleita prefeita de Herdecke, após um ataque com faca. Foto: ALEX TALASH / AFP
Stalzer foi esfaqueada “várias vezes”, segundo o canal colaborativo de notícias WDR. Gravemente ferida, conseguiu se arrastar até o interior de sua residência, afirma a mesma fonte.
Iris Stalzer venceu no mês passado as eleições nesta cidade de 20 mil habitantes. Sua posse oficial foi marcada para o início de novembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.