Política
Eleições suplementares definem novos prefeitos em cidades do Paraná e Rio de Janeiro; veja os eleitos
Eleitores de quatro municípios foram às urnas neste domingo 5
As eleições suplementares realizadas no domingo 5 definiram novos prefeitos e vice-prefeitos em três municípios no Paraná e um no Rio de Janeiro. Os pleitos ocorreram após cassações e indeferimentos de candidaturas vencedoras nas eleições municipais de 2024.
Em Três Rios (RJ), Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos) foi eleito novo prefeito. O vencedor obteve 16.182 votos (40,19%) dos válidos, à frente de Juarez de Souza Pereira (Solidariedade), que recebeu 13.855 votos (34,41%).
No Paraná , três cidades também definiram novos gestores municipais. Em Cruzeiro do Iguaçu, Jean Carlos (Republicanos) venceu com 1.674 votos (55,45%). O segundo colocado, Dilmar Turmina (PDT), obteve 1.345 votos (44,55%), mas sua candidatura segue sub judice.
Em São João, o eleito foi Joni Zanella Ferreira (PL), com 3.928 votos (55,42%). O adversário Altair José Gasparetto (PSDB) recebeu 3.160 votos (44,58%).
Já em São Tomé, João Paulo Travassos Raddi (Republicanos) foi eleito prefeito com 2.159 votos (58,19%). O concorrente Vagner Polizel (Solidariedade) somou 1.551 votos (41,81%).
Os eleitos tomarão posse e exercerão mandato até 31 de dezembro de 2028.
Conforme o Código Eleitoral, eleições suplementares são convocadas pela Justiça Eleitoral em casos de cassação de diplomas, indeferimento de registros de candidatura ou nulidade de votos que atinjam mais da metade do total válido.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após aceno na ONU, Lula e Trump têm conversa ‘amistosa’ sobre o tarifaço
Por Vinícius Nunes
Sabino desafia União Brasil, mantém apoio a Lula e expõe divisão entre a cúpula e a base do partido
Por Vinícius Nunes



