Muito, muito próximo de Gaza

A ‘Global Sumud Flotilla’ reunia delegações de 44 países

Uma flotilha com mais de 50 barcos navegava rumo a Gaza quando foi interceptada pelo exército de Israel em alto-mar. Do Mediterrâneo, um ativista brasileiro narrou a Jamil Chade os instantes finais da travessia. Até que o silêncio tomou o barco.

[Atualização, 03/10 às 17h00: Segundo informações da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, após a publicação deste episódio, os ativistas Miguel Viveiros de Castro e João Aguiar, que estavam a bordo de embarcações que faziam parte da flotilha Global Sumud, foram encontrados e estão detidos na prisão Ketziot, o maior centro de detenção israelense, sendo submetidos a trâmites jurídicos definidos pelas autoridades locais e no aguardo de deportação.]

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.