Mundo

Drones provocam cancelamento de voos no aeroporto de Munique

Episódio afetou mais de 30 voos e cerca de 3 mil passageiros. Violação do espaço aéreo é a mais recente de uma série de incursões de drones na Europa atribuídas à Rússia

Drones provocam cancelamento de voos no aeroporto de Munique
Drones provocam cancelamento de voos no aeroporto de Munique
Aeroporto de Munique foi afetado pela presença de drones de origem desconhecida. A suspeita é de que o episódio tenha ligação com a Rússia. Foto: Michaela STACHE / AFP
Apoie Siga-nos no

O aeroporto de Munique, na Alemanha, voltou a funcionar normalmente na madrugada desta sexta-feira 3 após ter suas atividades interrompidas em decorrência do avistamento de drones na noite anterior, levando ao cancelamento ou desvio de rota de mais de 30 voos e deixando cerca de 3 mil passageiros à deriva.

O episódio é o mais recente de uma série de eventos semelhantes em aeroportos na Europa. Dinamarca e Noruega também suspenderam voos nos últimos dias por temer riscos à aviação civil decorrentes de drones não identificados que sobrevoaram a região. Outros países europeus também registraram violações recentes de seu espaço aéreo por drones.

A Rússia, que tem sido apontada como suspeita, nega que esteja por trás das ações. Ao comentar o assunto na quinta-feira, antes do fechamento do aeroporto de Munique, o presidente russo Vladimir Putin brincou que não enviaria mais drones à Dinamarca.

As operações do aeroporto de Munique foram retomadas às 5h da manhã do horário local (meia-noite de Brasília), segundo informou um porta-voz à agência de notícias AFP. “Passageiros afetados pelo fechamento ontem [quinta-feira] foram remarcados e voos cancelados ontem serão remarcados para hoje”, afirmou.

Já a Lufthansa informou que mudou a rota ou cancelou 19 voos por causa do episódio.

A administração do aeroporto disse ter providenciado camas, cobertores e alimentação para os passageiros afetados.

Caso está sob investigação

Segundo a polícia, diversas pessoas avistaram drones no entorno do aeroporto por volta das 19h30 de quinta-feira (14h30 do Brasil), e depois às 20h30. O caso está sob investigação das autoridades alemãs, que disseram não ter informações sobre o número e o tipo de aparelhos avistados.

O incidente ocorreu na véspera do feriado nacional da Reunificação alemã, celebrado em 3 de outubro, e no último fim de semana da Oktoberfest em Munique, que atrai centenas de milhares de visitantes a cada dia.

A própria Oktoberfest chegou a ser fechada por meio dia na quarta-feira por ameaça de bomba.

Na semana passada, autoridades alemãs já estavam em alerta após o avistamento de um “enxame” de drones sobre instalações militares e industriais do país.

Países europeus temem que a guerra da Rússia na Ucrânia saia do controle e chegue a seus territórios.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky havia dito na quinta-feira que as incursões de drones mostram que a Rússia está querendo “escalar” sua agressão.

Chefes de Estado da União Europeia se reuniram nesta semana para debater como melhorar as defesas do bloco com a criação de um “muro antidrones”. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também afirmou que aumentou a vigilância no Báltico após violações do espaço aéreo da aliança.

(AFP, Reuters, dpa)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo