Mundo

Governo Lula sobe o tom e cobra liberação imediata de brasileiros detidos por Israel

Ao menos 12 brasileiros estão sob custódia, entre eles a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE)

Governo Lula sobe o tom e cobra liberação imediata de brasileiros detidos por Israel
Governo Lula sobe o tom e cobra liberação imediata de brasileiros detidos por Israel
Vídeo extraído de uma transmissão ao vivo em 1º de outubro de 2025 pela Flotilha Global Sumud. Foto: Handout/Global Sumud Flotilla/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) subiu o tom nesta quinta-feira 2 e cobrou o governo de Israel da liberação imediata dos brasileiros detidos na flotilha Global Sumud, que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Ao menos 12 brasileiros estão sob custódia, entre eles a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores chamou a atitude do governo de Benjamin Netanyahu de uma “interceptação ilegal” e “detenção arbitrária”. “O Brasil exorta o governo israelense a liberar imediatamente os cidadãos brasileiros e demais defensores de direitos humanos detidos”, disse.

Além disso, segundo o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores de Israel, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv e da Embaixada de Israel em Brasília, já foi formalmente notificado da inconformidade do Brasil com as ações do governo de Israel.

“Tendo em vista o caráter pacífico da flotilha e seu objetivo de realizar entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, sua interceptação por forças israelenses constitui grave violação ao direito internacional, incluindo o direito marítimo internacional”, ressaltou o governo brasileiro.

Por fim, o ministério ainda reforça que Israel deverá ser responsabilizado por quaisquer atos ilegais e violentos cometidos contra a flotilha e contra os ativistas, cabendo ao governo israelense assegurar sua segurança, o bem-estar e integridade física dos apreendidos.

Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, elogiou suas forças navais por interceptarem a flotilha.“Felicito os soldados e comandantes da Marinha que cumpriram sua missão no Yom Kippur da maneira mais profissional e eficiente”, declarou Netanyahu em comunicado.

A missão Global Sumud reúne participantes de mais de 50 países e tem como objetivo pressionar pela abertura de um corredor humanitário em Gaza, bloqueada por Israel desde o início da guerra com o Hamas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo