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Um guia dos banheiros públicos no sistema de transporte de Sâo Paulo

Visitamos os principais terminais para verificar as condições do serviço

Um guia dos banheiros públicos no sistema de transporte de Sâo Paulo
Um guia dos banheiros públicos no sistema de transporte de Sâo Paulo
Banheiro público masculino na estação República, linha 4-amarela do Metrô
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32xSP percorreu algumas linhas de metrô, trem e terminais de ônibus para verificar a localização e a situação dos banheiros públicos na capital paulista.

Na estação Luz, no centro da cidade, o banheiro, reservado aos passageiros que passaram pelas catracas, fica entre o percurso da Linha 4 – Amarela do metrô e da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.  “Eu uso diariamente e sempre está limpo, as pessoas precisam conservar a limpeza. Tem papel higiênico e papel para enxugar as mãos. Nunca está com cheiro ruim”, elogia a vendedora Tania Ferraz Lima, 54 anos.

De acordo com a CPTM, 86 das 92 estações (93% dos sistema) contam com sanitários públicos para usuários, sem cobrança de tarifa para utilização. Todas as estações das linhas 7 – Rubi, 9 – Esmeralda e 10 – Turquesa têm sanitários públicos.

Ainda segundo a empresa, neste mês foram entregues os sanitários reformados da estação Estudantes, ponto final da na Linha 11 – Coral, e no primeiro semestre de 2018 serão entregues, na Linha 8 – Diamante, os sanitários das estações Jardim Silveira e Jardim Belval. Com isso, a CPTM passará a ter 96% das estações equipadas com banheiros públicos.

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Já na Sé, estação central mais movimentada da capital, que faz integração com as linhas Azul e Vermelha do metrô, a situação dos banheiros não estava tão bem quanto na Luz. Por lá, o sanitário fica do lado de fora da estação.

“É a primeira vez tentei usar esse banheiro, e desisti. Está uma situação horrorosa. Têm moradores de rua tomando banho lá dentro, molhando todo o chão”, reclama o técnico em eletrônica, Ricardo Oma, 45 anos.

No banheiro feminino da mesma estação, o cenário não é diferente. “Está muito bagunçado lá dentro. Tem crianças tomando banho dentro da pia onde lavamos as mãos, então o piso está todo molhado. Dentro do vaso está limpo, mas do lado de fora muita bagunça”, diz a vendedora Suzi Freitas, 45 anos.  

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, os usuários que observarem comportamentos inadequados ou constatarem irregularidades podem enviar mensagem de texto para o aplicativo de smartphone Metrô Conecta ou para o SMS Denúncia do Metrô (9 7333-2252).

De acordo com a empresa, a partir das indicações e reclamações, é possível realizar ações imediatas dos agentes de segurança, além de garantir total anonimato ao denunciante. A comunicação ainda pode ser feita diretamente para qualquer empregado da companhia.

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No terminal de ônibus Carrão, na zona leste, todos os usuários elogiaram o serviço e a limpeza dos sanitários.

“Uso esse banheiro e nunca o vi com mau cheiro. Sempre tem papel higiênico, papel para enxugar as mãos e ainda sabonete líquido. A moça da limpeza fica o tempo inteiro limpando. É ótimo”, afirma a atendente Stella Izilda Sdano, 23 anos.

O banheiro masculino também não recebeu críticas. “Esse sanitário sempre está limpo, mas faz uns anos que tiraram o mictório e por isso, às vezes, fica uma fila para usar. Mas a limpeza é impecável”, elogia Valdenor Nascimento Gomes, 43 anos, marceneiro.  

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), todos os terminais urbanos contam com banheiros, e no momento não há nenhuma instalação sanitária em reforma. Todas permanecem abertos 24 horas. Explicam ainda que os sanitários possuem uma rigorosa rotina de limpeza, que ocorre durante o período de funcionamento.

“Já usei banheiros dos terminais Santo Amaro, Varginha. De Santo Amaro é péssimo, quando passa do lado de fora, a gente já sente o mau cheiro, nunca tem papel. Já no de Varginha, a situação é melhor e sempre tem papel. Usei também o de Grajaú e a situação é igual o de Santo Amaro”, reclama a auxiliar Renata Freitas Nascimento, 33 anos, moradora da zona sul.

Banheiros públicos nos terminais de ônibus, estações de trem e metrô

Os terminais rodoviários da capital, Tietê, Barra Funda e Jabaquara, possuem conjuntos de sanitários femininos e masculinos e são de uso gratuito.

O Tietê oferece quatro conjuntos de sanitário, sendo três conjuntos de cada, no piso mezanino, e um conjunto no piso desembarque. “A única reclamação que tenho para fazer desses banheiros é que são muito cheios, mas sempre estão limpos”, diz a costureira Maria das Graças Oliveira, 52 anos.

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No terminal Rodoviário Barra Funda são dois conjuntos femininos e masculinos, próximos à área de conveniência do terminal, e mais dois conjuntos na área de embarque ao lado das plataformas 21 e 22. Em ambos os terminais também é oferecido o serviço de banho. “Uso esse banheiro da Barra Funda quase todos os dias e sempre está limpo”, elogia Henrique Silva, 30 anos, repositor.  

No terminal intermunicipal Jabaquara são dois conjuntos femininos e masculinos localizados logo no acesso às bilheterias. Os três terminais rodoviários possuem sanitários femininos e masculinos e com estrutura para atender pessoas com restrição de mobilidade.

“Esse banheiro sempre está muito bem limpo, não tenho do que reclamar, fica um funcionário fazendo limpeza o tempo todo”, relata Michelle Oliveira, 19 anos, estudante.

Os sanitários ficam à disposição dentro do horário de funcionamento dos terminais. Tietê e Barra Funda funcionam 24 horas, e o horário de funcionamento do Jabaquara é das 4h à 1h.

Serviço:

Na CPTM, em caso de reclamação, os usuários podem procurar o Serviço de Atendimento ao Usuário por meio do número 0800 055 0121.

Nos terminais de ônibus, o usuário pode ligar para  156.

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