Do Micro Ao Macro
Pequenos negócios concentram 84% das vagas criadas em agosto
Levantamento do Sebrae com base no Caged mostra que micro e pequenas empresas geraram 124,4 mil novos empregos no mês
Em agosto de 2025, 84,5% das novas vagas formais de trabalho no Brasil tiveram origem em microempresas e empresas de pequeno porte. Os dados fazem parte de estudo do Sebrae, elaborado a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No total, o país registrou a criação de 147,3 mil postos de trabalho, sendo 124,4 mil deles provenientes desse segmento.
Setores em destaque
O setor de Serviços foi o que mais contratou, com 62,5 mil registros. Em seguida aparece o Comércio, responsável por 30,3 mil admissões, e a Construção, que somou 21 mil contratações.
De janeiro a agosto, as micro e pequenas empresas já acumularam a geração de 982,9 mil postos de trabalho formais.
Declarações sobre o resultado
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números reforçam a importância dos pequenos negócios. “Os pequenos negócios são o grande motor propulsor do desenvolvimento do nosso país, que gera emprego e renda para que a nossa população tenha mais dignidade”, afirmou.
Ele acrescentou que políticas de incentivo ao empreendedorismo têm impacto direto sobre a vida dos trabalhadores. “A inclusão social, de renda e emprego, passa pelo empreendedorismo. As políticas públicas, promovidas pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, se refletem nas estatísticas econômicas, mas principalmente, no bolso e na dignidade dos trabalhadores do país.”
O que é o Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi instituído em 1965, pela Lei nº 4.923, como ferramenta de acompanhamento das admissões e desligamentos de trabalhadores com carteira assinada.
A partir de 1986, passou a dar suporte ao pagamento do seguro-desemprego. Mais tarde, também se consolidou como instrumento de recolocação profissional.
O sistema foi gradualmente substituído, a partir de janeiro de 2020, pelo eSocial, que concentra as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Hoje, todas as empresas são obrigadas a informar suas movimentações por meio dessa plataforma.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



