Política

PT propõe endurecer pena para quem fabrica e comercializa bebidas adulteradas

A proposta mira uma alteração no artigo 272 do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal

PT propõe endurecer pena para quem fabrica e comercializa bebidas adulteradas
PT propõe endurecer pena para quem fabrica e comercializa bebidas adulteradas
O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Em meio aos casos de intoxicação por ingestão de metanol em São Paulo, o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo Lula na Câmara, apresentou, nesta quarta-feira 1º, um projeto de lei que visa endurecer a pena de comercialização e fabricação de bebidas alcoólicas que possam causar lesões graves ou morte dos consumidores.

A proposta mira uma alteração no artigo 272 do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal. O texto do parlamentar petista propõe que, se se a adulteração da bebida causar lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, a pena passará a ser de 8 a 15 anos de prisão. Em caso de morte, a punição pode chegar a 30 anos de prisão. Hoje, a pena prevista para esse tipo de crime vai de 4 a 8 anos de reclusão.

“A alteração ora proposta confere segurança jurídica, coerência legislativa e proporcionalidade penal, permitindo resposta mais justa e rigorosa a condutas que, além de comprometerem a confiança no mercado de alimentos e bebidas, ceifam vidas humanas e deixam sequelas irreversíveis em consumidores”, escreveu Santana na justificativa da matéria.

O deputado também apresentou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto. Endossam a iniciativa líderes do MDB, Podemos, Republicanos, PSB e PSD, além dos representantes das federações Cidadania-PSDB e PT-PCdoB-PV. Se o pedido for aprovado, a proposta pode analisada direto em plenário, sem passar pelas comissões temáticas.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte. Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

O número de mortes suspeitas por intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo subiu para cinco na terça-feira 30. Até o momento, há 22 casos envolvendo intoxicação por metanol no estado, sendo sete confirmados e 15 em investigação. Em Pernambuco, a vigilância sanitária informou que apura três possíveis casos envolvendo a substância.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo