Mundo

Atividade industrial dos EUA desacelera em setembro pelo 7º mês consecutivo

O índice ISM permaneceu abaixo dos 50% que separam a expansão da contração

Atividade industrial dos EUA desacelera em setembro pelo 7º mês consecutivo
Atividade industrial dos EUA desacelera em setembro pelo 7º mês consecutivo
O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Foto: SAUL LOEB / AFP
Apoie Siga-nos no

A atividade industrial dos Estados Unidos desacelerou pelo sétimo mês consecutivo em setembro, embora em um ritmo ligeiramente menor à medida que a demanda e a produção melhoraram.

O índice ISM – baseado em uma pesquisa com empresas e indústrias de todo o país – subiu ligeiramente para 49,1% no mês passado, um pouco acima dos 48,7% de agosto.

No entanto, apesar da leve melhora, permaneceu abaixo dos 50% que separam a expansão da contração.

“Em setembro, a atividade industrial americana desacelerou em um ritmo ligeiramente menor, sendo o crescimento da produção o fator mais importante no aumento de 0,4 ponto percentual do PMI manufatureiro”, disse a diretora da pesquisa do ISM, Susan Spence.

Entre os entrevistados, o sentimento era de desânimo.

Um deles indicou que seu negócio continua “gravemente em baixa” e atribuiu a culpa às tarifas “extremas” impostas pelo presidente americano Donald Trump.

A drástica e inesperada implementação de tarifas afetou mais algumas empresas do que outras, especialmente aquelas que dependem de importações de matéria-prima.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo