CartaExpressa
‘O Brasil está atento’: A mensagem de Gleisi a deputados antes da votação da isenção do IR na Câmara
Nas redes, a ministra das Relações Institucionais reforça o caráter social da proposta e defende uma cobrança mínima sobre os mais ricos


A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), publicou nesta quarta-feira 1º uma mensagem direcionada aos deputados federais às vésperas da votação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 5 mil reais mensais.
Segundo a ministra, que cuida da articulação do governo com o Legislativo, “o Brasil está atento” à votação da medida que representa um “primeiro passo na direção da justiça tributária” em um País marcado pela desigualdade histórica e pelos privilégios de uma parcela reduzida da população.
No X, Gleisi destacou que a proposta beneficiará mais de 16 milhões de pessoas, que ficarão isentas ou pagarão menos imposto a partir de 2026. Ela ressaltou ainda que o projeto prevê a cobrança de um imposto mínimo de até 10% sobre a renda de 141 mil contribuintes com ganhos acima de 600 mil reais por ano, atualmente isentos ou pagando pouco.
“Não há nada que justifique cobrar até 27,5% dos salários, enquanto lucros, dividendos e rendimentos financeiros pagam em média 2,5% atualmente”, escreveu. A ministra concluiu a mensagem enfatizando que a aprovação da proposta pelo Congresso representará um passo concreto para “superarmos uma grande injustiça”.
A votação ocorre nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados e é considerada uma das prioridades fiscais do governo, gerando atenção tanto do Executivo quanto da oposição, que acompanha os debates sobre compensações e eventuais ajustes no texto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Almoço de Lula, Alcolumbre e Motta sela acordo por votação da isenção do IR
Por Vinícius Nunes
Senado aprova projeto que amplia isenção do Imposto de Renda e pressiona Câmara
Por Vinícius Nunes
Reforma do IR: Lira amplia faixa de desconto e mantém imposto para alta renda
Por Vinícius Nunes
Como o governo tenta ressignificar o discurso ‘antissistema’ em favor de Lula
Por André Barrocal