Do Micro Ao Macro
Agência lança serviço de podcasts com foco em autoridade e visibilidade digital
Novo formato em áudio busca ampliar a presença digital de marcas e profissionais com produção sob medida e divulgação estratégica


No Dia Internacional do Podcast, celebrado neste 30 de setembro, um novo serviço passa a atender empresas e profissionais que desejam ampliar sua presença digital com conteúdos em áudio. A proposta é simplificar o processo de criação de programas em formato de audiocast, entregando ao cliente um produto pronto para ser publicado nas principais plataformas.
A responsável pela iniciativa é a Comunica PR, agência de comunicação que aposta no formato como ferramenta de autoridade e relacionamento.
O cliente envia o conteúdo em áudio, e a agência assume toda a produção: edição, criação de vinhetas, publicação em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music, além de um diferencial extra — a divulgação profissional na imprensa por meio de sua assessoria de imprensa.
Produção simplificada e estratégica
Segundo Beatriz Destefani, especialista em comunicação corporativa e sócia fundadora da Comunica PR, a ideia é descomplicar o acesso ao formato. “Percebemos que muitas pessoas e empresas têm vontade de ter um podcast, mas se deparam com a barreira da estrutura e da produção. Nosso papel é transformar uma boa ideia em um produto final pronto para ser divulgado”, explica.
Além da parte técnica, a agência também oferece suporte estratégico para alinhar os conteúdos ao posicionamento das marcas e profissionais atendidos.
Exemplos já no ar
A agência já está por trás de produções em destaque. O “Lucena Explica”, podcast diário apresentado pelo economista e doutor em Relações Internacionais Igor Lucena, traz análises rápidas sobre geopolítica e economia global. Outro caso é o “Insubmissa”, conduzido por Mayra Cardozo, terapeuta e advogada especialista em gênero, que promove debates sobre autonomia feminina e superação de relacionamentos abusivos.
Conteúdo sob medida
Os episódios variam de 15 a 30 minutos, adaptados ao público de cada cliente. De acordo com Maria Carolina Rossi, sócia da Comunica PR, o áudio é um recurso estratégico de relacionamento.
“O podcast é uma ferramenta poderosa para construção de autoridade. Ao entrar nesse universo, nosso objetivo é potencializar a comunicação de nossos clientes de forma acessível, prática e estratégica”, destaca.
O novo serviço passa a integrar o portfólio da agência, que já atua com assessoria de imprensa, gestão de reputação e estratégias de visibilidade.
As especialistas em comunicação corporativa Beatriz Destefani e Maria Carolina Rossi. Divulgação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.