Mundo

Ex-ministro da Agricultura condenado à morte na China

Tang Renjian teria recebido propinas em dinheiro e bens, totalizando mais de 268 milhões de yuans (38 milhões de dólares, 203 milhões de reais) entre 2007 e 2024

Ex-ministro da Agricultura condenado à morte na China
Ex-ministro da Agricultura condenado à morte na China
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Agricultura chinês, Tang Renjian, foi condenado à morte neste domingo 28 por corrupção, com suspensão condicional de dois anos, anunciou um tribunal no nordeste do país.

Tang aceitou propinas em dinheiro e bens, totalizando mais de 268 milhões de yuans (38 milhões de dólares, 203 milhões de reais) entre 2007 e 2024, informou o tribunal popular de Changchun, na província de Jilin, em um comunicado.

Essas propinas “causaram perdas gravíssimas aos interesses do Estado e do povo, portanto justificaram a pena de morte”, segundo o comunicado.

De acordo com o comunicado, o réu confessou seus “crimes” e expressou arrependimento.

Esta sentença é a mais recente de uma vasta campanha anticorrupção conduzida pelo presidente chinês, Xi Jinping, que levou à queda de várias figuras de alto escalão. Apoiadores desta campanha afirmam que ela promove uma governança irrepreensível, mas seus detratores argumentam que ela dá ao presidente o poder de eliminar rivais políticos.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo