Mundo
Rússia nega envolvimento com drones que violaram espaço aéreo de Dinamarca e Noruega
O chanceler prometeu ‘resposta decisiva’ em caso de ataques contra aeronaves do país


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, negou neste sábado 27 que o país esteja envolvido nas violações de espaços aéreos de países europeus, entre eles a Dinamarca e Noruega.
Mais cedo neste sábado, os dois países denunciaram avistamentos de drones de origem desconhecida sobre bases militares e indicaram a Rússia como possível responsável pelo episódio. Outros incidentes semelhantes ao longo das últimas semanas também foram atribuídos aos russos, o que levou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a defender a derrubada de qualquer aeronave russa que violasse o espaço aéreo da Otan.
Diante da sugestão do norte-americano, a Rússia disse que responderá de maneira firme qualquer agressão. “A Rússia foi praticamente acusada de planejar um ataque contra países da Otan e a União Europeia. A Rússia não tem, e nunca teve, tais intenções. Mas qualquer agressão contra meu país desencadeará uma resposta decisiva. Não deve haver dúvidas sobre isso”, destacou Lavrov na Assembleia Geral da ONU.
Os episódios recentes envolvendo drones na Noruega e Dinamarca estão em investigação.
(com informações de AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Novos drones são avistados sobre a maior base militar da Dinamarca
Por AFP
Dinamarca volta a fechar aeroporto por alerta de drones
Por AFP
O que se sabe sobre o acordo entre Rússia e Irã para construção de usinas nucleares
Por AFP