Augusto Diniz | Música brasileira
Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.
Augusto Diniz | Música brasileira
André Mehmari lança disco de ópera baseado em um conto de Machado de Assis
O pianista e compositor atuou pela primeira vez como regente e diz ser um dos grandes projetos de sua carreira


O conto O Machete (1878), de Machado de Assis, descreve as agruras de um violoncelista erudito abandonado pela mulher, que o troca por um tocador de machete, um instrumento popular de cordas. É a história que baseia uma ópera do pianista André Mehmari, um projeto que estreou no teatro em 2023 e que se transformou em um álbum a ser lançado em novembro.
No novo trabalho, Mehmari estreia como regente de uma orquestra. “É uma realização na minha discografia, uma ópera que junta muitas correntes musicais — do choro ao bel canto, passando pelo barroco”, conta o artista, que participou de de um recital e um bate-papo com o público no Festival Artes Vertentes, realizado neste mês em Tiradentes (MG).
Ele não tocou piano na gravação de O Machete, apenas cravo e rabeca. “Foi um baita desafio. Inclusive colocar 50 pessoas no estúdio, reger e gravar. Me sinto muito realizado por poder conduzir esse projeto até o final.”
André Mehmani lançou mais de 60 discos. Seu último álbum, apresentado neste ano, trata da obra do compositor francês Erik Satie, morto há 100 anos. Em setembro do ano passado, lançou um disco em duo com a cantora portuguesa Maria João.
Também em 2024, André Mehmari fez um tributo, ao lado da cantora Monica Salmaso, ao disco Elis & Tom, que completou 50 anos de lançamento.
“É difícil tocar Tom Jobim. Ele, além de um brilhante compositor, é um pianista absolutamente minimalista, preciso. A cada show que faço desse repertório, toco cada vez menos notas”, brinca. “A gente cresceu ouvindo Tom Jobim. Ao mesmo tempo, eu e a Monica achamos um jeito de fazer o show muito nosso.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Festival Papo de Música discute a mediação do jornalismo cultural na arte
Por Augusto Diniz
Lívia Mattos lança seu 3° álbum com sonoridades nada óbvias, mas sem perder a tradição
Por Augusto Diniz
Associação lança playlist para internacionalizar a música brasileira independente
Por Augusto Diniz