CartaExpressa
TRE-SP mantém absolvição de Lucas Pavanato de acusação de violência política de gênero
O vereador foi denunciado em 2022 por, em um evento da PUC de São Paulo, ter constrangido as duas ex-parlamentares


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu manter a decisão que livrou o vereador Lucas Pavanato (PL) da acusação de crime de violência política de gênero contra as ex-deputadas Manuela D’Ávila, à época do PCdoB, e Isa Penna, do PSOL. A decisão em segunda instância foi nesta quinta-feira 25.
O vereador foi denunciado em 2022 por, em um evento da PUC de São Paulo, ter constrangido as duas ex-parlamentares, filmando e fazendo provocações. O vídeo foi publicado em suas redes sociais em sua conta com mais de 1 milhão de seguidores.
Em primeira instância, o TRE entendeu que não havia elementos suficientes para caracterizar a violência política de gênero. A decisão foi mantida em segunda instância, mas ainda cabe recurso.
Apoiador de Pablo Marçal (PRTB) e apadrinhado por Nikolas Ferreira (PL), Pavanato assumiu postura semelhante à do ex-coach durante a corrida eleitoral ao utilizar as redes sociais para provocar adversários e ganhar projeção em cima de temas conservadores.
Entre as pautas mais defendidas em seus vídeos, destaca-se o combate à chamada ‘ideologia de gênero’ – um espantalho criado pela extrema-direita para tolher a cidadania de pessoas LGBT+.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Corregedoria da Câmara de SP rejeita cassar Lucas Pavanato por transfobia
Por CartaCapital
A manobra de Lucas Pavanato para tentar barrar inquérito do Ministério Público
Por CartaCapital