Fred Melo Paiva

fred@cartacapital.com.br

Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série 'O Infiltrado'. Autor dos livros 'O Atleticano Vai ao Paraíso' e 'Bandido Raça Pura'. Foi repórter e editor-executivo em CartaCapital.

Opinião

assine e leia

Uma paixão em 39 segundos

Como uma Janja alaranjada, Trump caiu no canto da sereia de Luiz Inácio. Mas é preciso precaver-se contra o golpe do Tinder

Uma paixão em 39 segundos
Uma paixão em 39 segundos
Ilustração Pilar Velloso. Fotos: Angela Weiss/AFP, Bruno Peres/Agência Brasil, iStockphoto e Midjourney-7
Apoie Siga-nos no

Olá, estas são as NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO, o semanário de bordo da nossa viagem na maionese! ATENÇÃO! REVIRAVOLTA NA POLARIZAÇÃO ENTRE BOLSONARISTAS E PESSOAS NORMAIS!

A ala manicomial comandada pelo Napoleão do hospício decidiu voluntariamente devolver às pessoas normais pautas e símbolos por eles sequestrados pelo menos desde 2018. O discurso anticorrupção e até a bandeira do Brasil foram entregues de bandeja. Gratiluz!

O fato deu-se a partir da indignação das pessoas normais com a aprovação da PEC da Bandidagem pelo consórcio do Centrão com o bolsonarismo, além da aprovação do regime de urgência para o projeto de anistia aos golpistas. Acrescido da indicação de Bananinha para líder da minoria na Câmara, rechaçada depois pelo anão Hugo ­Motta (Republicanos). Tudo no mesmo dia, que terminou com demônios reunidos em uma corrente de oração. “PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS”. Negativo!

Quatro dias depois, PAULA­ ­LAVIGNE PROMOVE O BAILE DA ESQUERDA FESTIVA! A companheira de Caetano Veloso foi a principal arquiteta das massivas manifestações das pessoas normais acontecidas no último domingo, um contraponto radical às micaretas do ódio promovidas pela extrema-direita.

EDITORIAL. O Brasil deve agradecimentos à senhora Lavigne pela iniciativa. Mas, sobretudo, aos deputados do Centrão, ao PL e a Motta a oportunidade de vermos no palco o quinteto fantástico formado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Djavan. Como resultado do rouba-bandeira, cada qual trajava uma das cores do pavilhão. NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA, azul e branca com estrelinhas!

Antes, houve a apresentação do TRIO PARADA DURA, O TRIO DESESPERANÇA, formado por Michel Temer, Aécio Neves e Paulinho da Força, credo, os novos patronos do PL da Anistia. Pobres bolsominions, que fase! A anistia que visa manter Bolsonaro preso em casa e inelegível, a abrir caminho para Tarcísio de Freitas, o extremista de centro, o moderado radical. Uma dosimetriazinha e… tchau, querido!

Esquecido há meses do remedinho, Eduardo Bolsonaro, o Bananinha, sacou a jogada e sugeriu uma invasão ao Brasil: “PODE SER NECESSÁRIO O ENVIO DE CAÇAS F-35 E NAVIOS DE GUERRA”, despirocou.

O problema é que Donald Trump encontrou Lula numa salinha da ONU. E como uma Janja alaranjada, caiu no canto da sereia de Luiz Inácio. Que homem, senhores! Um encontro de apenas 39 SEGUNDOS! “Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu e nos abraçamos. Combinamos de nos encontrar na semana que vem”, disse Trump. “Parece que é um homem muito bacana.” Ao que tudo indica, rolou uma química, mas é preciso precaver-se contra o GOLPE DO TINDER.

E ATENÇÃO! BOLETIM MÉDICO. JAIR TEM VÔMITO A JATO. O Napoleão do hospício ficou “dez segundos sem respirar, num episódio drástico”, revelou Flávio, membro da facção Famiglia Bolsonaro. “O soluço dele foi aumentando”… A solução foi o “vômito a jato”.

NOTÍCIA INTERNACIONAL! CASAL MACRON VAI APRESENTAR ‘PROVA CIENTÍFICA’ DE QUE A PRIMEIRA-DAMA DA FRANÇA É MULHER. A documentação fará parte de um processo por difamação contra a influencer de direita Candace Owens. Segundo Owens, Brigitte Macron é homem. Chose de lóki.

THAT’S ALL, FOLKS! Voltamos a qualquer momento com novas informações. O NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO nunca desliga. •


Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série O Infiltrado. Autor dos livros O Atleticano Vai ao Paraíso e Bandido Raça Pura.

Publicado na edição n° 1381 de CartaCapital, em 01 de outubro de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Uma paixão em 39 segundos’

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo