Do Micro Ao Macro
Pix Automático aumenta retenção da Hotmart em 32 pontos percentuais com integração via EBANX
Nova funcionalidade do Pix impulsiona pagamentos recorrentes e amplia inclusão financeira no Brasil e na América Latina


A Hotmart divulgou crescimento de 32 pontos percentuais na retenção de clientes após lançar o Pix Automático, funcionalidade de pagamentos recorrentes integrada pelo EBANX. Os dados foram apresentados no EBANX Payments Summit, realizado na Cidade do México.
Segundo a empresa, a novidade permite converter mais de quatro vezes o número de pagamentos recorrentes em assinaturas que antes falhavam. A solução entrou em operação em 16 de junho de 2025 e já apresenta impacto direto no desempenho da plataforma.
Experiência do usuário
Para Allana Braga, Head de Pagamentos da Hotmart, “o Pix Automático elimina o atrito dos pagamentos manuais mensais, o que proporciona uma experiência fluida para os usuários e melhora a retenção, a previsibilidade do fluxo de caixa e o crescimento dos criadores”.
Braga destacou ainda que a recorrência se tornou estratégica para os produtores digitais. “Pagamentos recorrentes não são novidade, mas algo que mudou foi a importância deles. Agora, eles são cruciais para o criador construir um público fiel, estabilizar a renda e, assim, se planejar, investir e crescer.”
Impacto da parceria
A Hotmart e o EBANX atuam juntos em cinco países da América Latina: Brasil, Colômbia, Chile, Peru e México. A integração combina pagamentos com cartões e métodos alternativos, como o Pix e o Pix Automático, que rapidamente ganharam espaço entre os usuários.
Melissa Johnson, Vice-Presidente Comercial do EBANX para as Américas, destacou o diferencial: “Oferecer mais opções de pagamentos recorrentes gera uma experiência melhor para o cliente e, no final, um alcance maior. Com o Pix Automático, a Hotmart oferece a mais pessoas no Brasil a possibilidade de fazer a assinatura, mesmo sem cartão de crédito.”
Inclusão financeira
Dados do Banco Central mostram que 160 milhões de adultos no Brasil usam Pix, o equivalente a 93% da população adulta. Em contrapartida, 60 milhões não possuem cartão de crédito. Nesse contexto, o Pix Automático preenche uma lacuna importante no mercado.
Segundo a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), a funcionalidade deve movimentar mais de US$ 30 bilhões em pagamentos recorrentes online nos próximos dois anos.
Melissa Johnson reforçou: “O Pix Automático deve se tornar uma ferramenta padrão para pagamentos digitais recorrentes no Brasil, expandindo a inclusão financeira e proporcionando receita mais previsível para negócios baseados em modelos de assinatura, incluindo criadores, plataformas digitais e empresas de SaaS.”
Eventos regionais
Além da edição realizada na Cidade do México, o EBANX promoveu em agosto um Payment Summit em Macau, também com participação da Hotmart.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.