CartaExpressa

Por que Lula diz não temer desrespeito de Trump em possível encontro

O magnata constrangeu os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na Casa Branca

Por que Lula diz não temer desrespeito de Trump em possível encontro
Por que Lula diz não temer desrespeito de Trump em possível encontro
O presidente Lula em Nova York, em 24 de setembro de 2025. Foto: Angela Weiss/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta quarta-feira 24, que um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seria respeitoso. Ainda não há uma data agendada para a conversa, nem uma definição sobre reunião presencial ou virtual.

“O Trump faz 80 anos em junho do ano que vem. Eu faço em outubro deste ano. Portanto, sou mais velho que ele. Somos dois homens de 80 anos e não tem que ter brincadeira”, disse o petista no encerramento de sua viagem a Nova York. “Acho que vamos conversar como dois seres humanos civilizados. Não tem espaço para brincadeiras.”

Lula havia sido questionado sobre um eventual receio de passar por situação semelhante à que enfrentaram os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, constrangidos por Trump no Salão Oval da Casa Branca.

Na terça-feira 23, em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, Trump anunciou ter acertado um encontro com Lula para a semana que vem, em meio a uma crise diplomática e comercial criada pelo magnata, que tentou interferir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Na hora em que a gente tiver o encontro, acho que tudo isso ficará resolvido, e o Brasil e os Estados Unidos voltarão a viver em harmonia”, disse o petista nesta quarta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo