CartaExpressa
Lula e presidenta do Peru conversam sobre integração sul-americana
Boluarte confirmou a presença na COP-30 e expressou interesse em fortalecer a cooperação bilateral
O presidente Lula (PT) se reuniu nesta terça-feira 23 com a presidenta do Peru, Dina Boluarte, para discutir assuntos de interesse comum, como a conexão viária entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, do Brasil ao Peru. A reunião aconteceu à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA).
Lula lamentou o distanciamento entre os dois países nos anos recentes e enfatizou o interesse do Brasil em se reaproximar do país vizinho, afirmando que não há soluções individuais para o desenvolvimento da América do Sul, em referência ao programa Rotas da Integração Sul-Americana, que contempla a conexão viária entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, do Brasil ao Peru.
Segundo o Palácio do Planalto, Boluarte confirmou a presença na COP-30 e expressou interesse em fortalecer a cooperação bilateral para superar alguns dos desafios que afetam a região, como a insegurança alimentar, a escassez de conexões viárias e o crime organizado.
Lula sugeriu a realização de reunião de trabalho com a participação de ministros e técnicos dos dois países para definir agenda de iniciativas conjuntas. Ambos acordaram promover a reunião até o fim do ano e seguir trabalhando para estreitar os laços entre os dois países.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



