Política
Conselho de Ética abre processo contra Eduardo e sorteia lista para relatoria
A representação do PT mira a articulação do deputado nos EUA


O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta terça-feira 23 um processo disciplinar que pode resultar na cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A representação, protocolada pelo PT, mira os atos do filho de Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos, de onde articula sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras.
A lista tríplice da qual sairá o relator do processo tem os deputados Duda Salabert (PDT-MG), Paulo Lemos (PSOL-AP) e Delegado Marcelo Freitas (União-MG). A definição deve ocorrer até a sexta-feira 26.
Ao acusar Eduardo de quebra de decoro parlamentar, o PT sustenta que o deputado “tem se dedicado de forma reiterada a difamar instituições do Estado brasileiro, com especial virulência contra o Supremo Tribunal Federal e seus ministros”.
O efeito imediato das tratativas de Eduardo nos Estados Unidos, diz o Partido dos Trabalhadores, foi a imposição de tarifas contra exportações brasileiras, “acarretando impacto direto à economia nacional —
o que agrava sobremaneira a dimensão lesiva da conduta”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes abre prazo para defesa de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo após denúncia da PGR
Por CartaCapital
Hugo Motta barra manobra do PL para tornar Eduardo Bolsonaro líder da Minoria na Câmara
Por Getulio Xavier
PF indiciou, mas PGR não inclui Jair Bolsonaro em denúncia contra Eduardo
Por CartaCapital