Mundo
Embaixada dos EUA no Brasil endossa críticas a Moraes: ‘Que isto sirva de aviso’
O governo Trump incluiu nesta segunda-feira a esposa do ministro nas sanções da Lei Magnitsky


A embaixada dos Estados Unidos no Brasil compartilhou nesta segunda-feira 22 uma série de críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, reforçando o apoio às sanções impostas contra a esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes.
O escritório compartilhou uma publicação do secretário de Estado, Marco Rubio. “Os Estados Unidos estão sancionando uma rede-chave de apoio ao violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, incluindo sua esposa e a holding deles, o Instituto Lex. Que isto sirva de aviso a quem ameace os interesses dos EUA protegendo e respaldando atores estrangeiros como Moraes: vocês serão responsabilizados”, escreveu Rubio.
Em outro post, a embaixada traduziu e compartilhou uma publicação em que o secretário do Tesouro, Scott Bessent, acusa Moraes de ser “responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados”.
“A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a focar em indivíduos que oferecem apoio material a Moraes enquanto ele abusa dos direitos humanos”, completou o secretário.
Não é a primeira vez que a representação dos EUA no País sobe o tom contra o ministro. No começo do mês, o escritório compartilhou um vídeo da porta-voz da Casa Branca Karoline Leavitt sobre a possibilidade do uso de poder militar para garantir “liberdade de expressão”.
O novo anúncio do governo Trump acontece 11 dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
Após a confirmação das sanções, em nota, Moraes afirmou que a sanção contrasta com a história dos Estados Unidos e violenta o direito internacional, a soberania brasileira e a independência do Judiciário.
“As instituições brasileiras são fortes e sólidas”, escreveu. “O caminho é o respeito à Constituição, não havendo possibilidade constitucional de impunidade, omissão ou covarde apaziguamento”, completou o ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A reação de Gilmar à inclusão da esposa de Moraes na Magnitsky
Por CartaCapital
Flávio Dino manifesta solidariedade a Moraes e esposa por sanção dos EUA: ‘absurdo’
Por Wendal Carmo
Não há chance de impunidade ou apaziguamento, diz Moraes após uso da Magnitsky contra sua esposa
Por CartaCapital