CartaExpressa
PF indiciou, mas PGR não inclui Jair Bolsonaro em denúncia contra Eduardo
A corporação havia enquadrado o ex-presidente e o deputado em coação e abolição violenta do Estado
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, não incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo pelo crime de coação em processo judicial.
Em 20 de agosto, a PolÃcia Federal indiciou Jair e Eduardo por dois crimes: coação e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Além de não acusar Bolsonaro, portanto, a PGR considerou apenas um dos dois crimes imputados pela PF.
Gonet não listou os motivos pelos quais não denunciou o ex-presidente. Segundo o procurador-geral, Eduardo e Figueiredo articularam diversas ações voltadas a interferir no processo contra Jair por liderar a tentativa de golpe de Estado.
Essa prática, sustenta a PGR, se baseava em ameaças da dupla com a promessa de que conseguiria viabilizar sanções do governo dos Estados Unidos contra autoridadades brasileiras caso não se encerrasse o processo da trama golpista ou não se aprovasse uma anistia para salvar Jair.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o PaÃs volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crÃtico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PGR denuncia Eduardo e Paulo Figueiredo por coação para beneficiar Jair Bolsonaro
Por Wendal Carmo
Leia na Ãntegra a denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo
Por CartaCapital
Os passos do STF após receber a denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo
Por VinÃcius Nunes
STF não se dobrou à chantagem de Eduardo e Figueiredo para livrar Bolsonaro, diz Gonet
Por CartaCapital



