Política

Em resposta a Bolsonaro, ato contra anistia em São Paulo tem bandeira gigante do Brasil

Gesto ocorre em resposta a bandeira dos Estados Unidos exibida em protesto pró-anistia realizado no mesmo local em 7 de setembro por bolsonaristas

Em resposta a Bolsonaro, ato contra anistia em São Paulo tem bandeira gigante do Brasil
Em resposta a Bolsonaro, ato contra anistia em São Paulo tem bandeira gigante do Brasil
Apoie Siga-nos no

Manifestantes contrários a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas estenderam uma bandeira do Brasil gigante na Avenida Paulista, em São Paulo. Atos ocorrem simultaneamente em ao menos 40 cidades do país neste domingo 21.

A bandeira verde e amarela foi carregada em frente ao Museu de Arte de São Paulo, no mesmo trajeto em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ergueram uma gigantesca bandeira dos Estados Unidos durante o protesto em 7 de setembro que reivindicava anistia aos golpistas envolvidos no 8 de Janeiro.

O gesto também faz referência a defesa da soberania nacional diante a tentativa frustrada do presidente norte-americano Donald  Trump em intervir no julgamento de Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e três meses por múltiplos crimes contra a democracia e o estado de direito.

Os atos deste domingo 21 foram convocados por deputados federais do PSOL e entidades do movimento estudantil. O movimento contra a anistia e PEC da blindagem ganhou ainda mais força ao longo da semana com os anúncios da apresentação de diversos artistas, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil  Daniela Mercury.

As manifestações ocorrem após a Câmara dos Deputados aprovar a toque de caixa, na quarta-feira 17, o regime de urgência para uma proposta de anistia destinada aos envolvidos em atos antidemocráticos desde outubro de 2022 — o que na prática pode pavimentar o caminho para a anulação da pena imposta a Jair Bolsonaro.

Um dia antes a Casa havia chancelado a PEC da Blindagem, que busca dificultar a abertura de processos contra parlamentares. Para valer, a proposta ainda precisa receber o aval do Senado. Nas ruas, manifestantes pressionam senadores a votarem contra o texto, apelidado pela esquerda de ‘PEC da bandidagem’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo