Augusto Diniz | Música brasileira
Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.
Augusto Diniz | Música brasileira
Associação lança playlist para internacionalizar a música brasileira independente
O projeto da ABMI é uma ação estruturada para promover o som brasileiro em outros mercados
A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) lançou uma iniciativa em parceria com a Brasil Música e Artes (BM&A) e com o apoio da ApexBrasil em que apresenta playlists para internacionalizar a música brasileira.
Segundo Sérgio Mendonça, diretor-executivo da ABMI e coordenador do projeto, as playlists são pensadas como vitrines representativas da produção musical independente brasileira.
O programa estreia com 15 playlists nas plataformas de música. As listas se dividem em três tipos: playlist principal, com novidades e faixas de gêneros variados que têm se destacado no mercado brasileiro; playlists ligadas a fatos, como festa junina e Carnaval, ou expressões, como orgulho LGBTQIAPN+; e playlists de referência, que destacam matrizes rítmicas brasileiras como forró, choro, maracatu e ritmos afro, entre outros.
“Os critérios de curadoria consideram a qualidade artística, a diversidade regional, a relevância de catálogo e o diálogo com tendências de mercado”, diz Mendonça sobre a escolha das músicas. “Buscamos equilibrar nomes já consolidados com novos talentos, para que o ouvinte tenha um panorama amplo e descubra artistas em ascensão.”
O apoio da ApexBrasil é fundamental, de acordo com a ABMI. “Ela conecta o projeto à estratégia de internacionalização da música independente brasileira. A agência tem expertise em abrir portas para novos mercados, ampliar a visibilidade em feiras e rodadas de negócios e reforçar a credibilidade institucional da iniciativa.”
Mendonça lembra que essas listas são enviadas para os pontos consulares do Brasil ao redor do mundo, por meio de uma parceria com o Itamaraty.
“Além disso, a ABMI e a BM&A promovem campanhas e disparos institucionais que conectam o projeto com curadores de rádios, profissionais do audiovisual, produtores de festivais e outros agentes estratégicos, ampliando as oportunidades para artistas e bandas brasileiras”, destaca o diretor-executivo.
A iniciativa prevê atualizações periódicas e a inclusão de novas categorias de playlists.
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