Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Associação lança playlist para internacionalizar a música brasileira independente

O projeto da ABMI é uma ação estruturada para promover o som brasileiro em outros mercados

Associação lança playlist para internacionalizar a música brasileira independente
Associação lança playlist para internacionalizar a música brasileira independente
Foto: Freepik
Apoie Siga-nos no

A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) lançou uma iniciativa em parceria com a Brasil Música e Artes (BM&A) e com o apoio da ApexBrasil em que apresenta playlists para internacionalizar a música brasileira.

Segundo Sérgio Mendonça, diretor-executivo da ABMI e coordenador do projeto, as playlists são pensadas como vitrines representativas da produção musical independente brasileira.

O programa estreia com 15 playlists nas plataformas de música. As listas se dividem em três tipos:  playlist principal, com novidades e faixas de gêneros variados que têm se destacado no mercado brasileiro; playlists ligadas a fatos, como festa junina e Carnaval, ou expressões, como orgulho LGBTQIAPN+; e playlists de referência, que destacam matrizes rítmicas brasileiras como forró, choro, maracatu e ritmos afro, entre outros.

“Os critérios de curadoria consideram a qualidade artística, a diversidade regional, a relevância de catálogo e o diálogo com tendências de mercado”, diz Mendonça sobre a escolha das músicas. “Buscamos equilibrar nomes já consolidados com novos talentos, para que o ouvinte tenha um panorama amplo e descubra artistas em ascensão.”

O apoio da ApexBrasil é fundamental, de acordo com a ABMI. “Ela conecta o projeto à estratégia de internacionalização da música independente brasileira. A agência tem expertise em abrir portas para novos mercados, ampliar a visibilidade em feiras e rodadas de negócios e reforçar a credibilidade institucional da iniciativa.”

Mendonça lembra que essas listas são enviadas para os pontos consulares do Brasil ao redor do mundo, por meio de uma parceria com o Itamaraty. 

“Além disso, a ABMI e a BM&A promovem campanhas e disparos institucionais que conectam o projeto com curadores de rádios, profissionais do audiovisual, produtores de festivais e outros agentes estratégicos, ampliando as oportunidades para artistas e bandas brasileiras”, destaca o diretor-executivo.

A iniciativa prevê atualizações periódicas e a inclusão de novas categorias de playlists

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo