CartaExpressa

‘Canalhice’: O incômodo de Eduardo Bolsonaro com as declarações de Valdemar sobre as eleições de 2026

O presidente do PL citou o deputado ao tratar da possível entrada de Tarcísio do Freitas no partido para ser candidato ao Planalto

‘Canalhice’: O incômodo de Eduardo Bolsonaro com as declarações de Valdemar sobre as eleições de 2026
‘Canalhice’: O incômodo de Eduardo Bolsonaro com as declarações de Valdemar sobre as eleições de 2026
Eduardo Bolsonaro e Valdemar Costa Neto. Foto: Divulgação/PL
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) não escondeu o incômodo com as declarações de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, sobre as eleições de 2026.

O líder da sigla, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira 19, disse que o parlamentar ‘ajudaria a matar o pai de vez’ caso insistisse em uma candidatura própria ao Planalto sem o aval do ex-capitão. Para Eduardo, a avaliação de Valdemar é uma ‘canalhice’.

“Dizer que um filho ajudaria a matar o próprio pai, se ele não aceitar as chantagens que até seus aliados mais próximos estão fazendo com ele, é de uma canalhice que não esperava nem mesmo de você, Valdemar“, comentou o deputado ao jornal O Globo na tarde desta sexta-feira. “Aguardo suas desculpas públicas e espero que você só tenha se atrapalhado, mais uma vez, com as palavras”, completou.

Eduardo tem ameaçado deixar o PL caso a sigla opte por apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o ‘substituto’ de Jair Bolsonaro na eleição do ano que vem. A indicação é de que ele se lançaria na disputa por outro partido para bater de frente com o governador de São Paulo, mesmo que Tarcísio seja apoiado pelo ex-capitão.

Valdemar, ao comentar o cenário, disse que tal atitude apenas prejudicaria a saúde do ex-presidente. “Ele [Eduardo] tem que obedecer porque os votos que ele tem são por causa do pai, não são por causa dele […] Não acredito que brigue com o pai dele… Vai ajudar a matar o pai de vez? Porque o que o Bolsonaro está passando… Nossa Senhora”, disse o presidente do PL ao jornal.

Subida de tom

O presidente do PL, após ser chamado de ‘canalha’ por Eduardo, optou por subir o tom e escalar a crise interna na extrema-direita. Questionado pelo jornal O Globo sobre a resposta do parlamentar, disse não respeitá-lo. “Canalhice é xingar o próprio pai e pensar que tem votos. Os votos são do seu pai, não seus”, disse Valdemar. “Mas, se o seu pai te escolher, vai ter o apoio do partido. Diferente de você, respeito muito seu pai”, completou o chefe do PL.

A tréplica de Valdemar faz referência direta a mensagens de Eduardo a Jair Bolsonaro expostas pela Polícia Federal em inquérito que apura a articulação da dupla nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. Na conversa, o parlamentar chama o pai de “ingrato do caralho”. A conversa pouco amistosa no clã, assim como a briga pública com Valdemar, gira em torno da desavença de Eduardo com Tarcísio na disputa pelo espólio do inelegível e condenado ex-capitão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo