Do Micro Ao Macro
Empreenda Jovem abre inscrições com mentoria e capital semente para microempreendedores
Programa oferece formação online, apoio de mentores e incentivo financeiro para jovens de 15 a 29 anos


A Aliança Empreendedora abriu inscrições para a segunda edição da trilha Empreenda Jovem. O programa, realizado em parceria com o Instituto Localiza e por meio da mentoria Guru de Negócios, é gratuito e voltado para jovens de 15 a 29 anos que já empreendem ou desejam iniciar um negócio. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro pelo site.
Seleção e etapas
O processo seletivo ocorre em duas fases. Primeiro, os candidatos assistem a cinco videoaulas disponíveis na plataforma Tamo Junto. Em seguida, preenchem o formulário de inscrição para a fase de aceleração. Ao todo, 100 jovens participarão de uma jornada de cinco semanas com mentorias online, encontros coletivos e desafios práticos. Os 50 mais bem avaliados receberão um capital semente de R$ 400.
Apoio aos participantes
“O Empreenda Jovem foi pensado para aproximar os jovens do conhecimento prático e de mentores capazes de orientar os negócios”, afirma Jhenifer Bernardo, líder do programa Guru de Negócios da Aliança Empreendedora.
Durante a capacitação, os participantes terão contato com conteúdos de educação financeira, vendas, marketing e gestão. Além disso, haverá acompanhamento coletivo e aplicação prática do aprendizado.
Casos da primeira edição
Na primeira edição, jovens empreendedores relatam avanços importantes. Evelin Silva, 25 anos, de São Paulo, criou o Variedades da Vic, negócio de laços infantis e artesanato que se tornou sua principal fonte de renda. Ela destacou que o módulo financeiro foi decisivo para organizar o negócio.
Outro exemplo é o de Emanoel Lopes, 26 anos, de Parnaíba (PI), que fundou a Lopes Agência. Ele aplicou o aprendizado em marketing e vendas, além de utilizar referências de livros recomendados pelos mentores.
Jovens empreendedores no Brasil
Segundo o Sebrae, baseado na PNAD Contínua, o número de jovens empreendedores de 18 a 29 anos cresceu 25% nos últimos 12 anos, alcançando 4 milhões em 2024.
A plataforma Tamo Junto, que reúne os conteúdos do Empreenda Jovem, já conta com mais de 300 mil inscritos e oferece artigos, videoaulas, dicas práticas e ferramentas de gestão, como planilhas de vendas e modelos de precificação.
Impacto comprovado
Entre os participantes avaliados três meses após a formação, 93% continuam empreendendo, 45% aumentaram a renda e 19% iniciaram um novo negócio. “O Tamo Junto nasceu em 2015 para apoiar microempreendedores em situação de vulnerabilidade e segue expandindo sua atuação em todo o país”, afirma Helena Casanovas Vieira, cofundadora da Aliança Empreendedora e líder de projetos da plataforma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.