CartaExpressa
União Brasil acusa governo Lula de vazar investigação contra Rueda; Gleisi responde
A ministra das Relações Institucionais classificou as acusações como ‘infundadas e levianas’


O União Brasil acusou, nesta quinta-feira 18, o governo Lula (PT) de vazar para a imprensa a informação de que o presidente da sigla, Antônio de Rueda, é investigado por supostamente ser dono de aeronaves utilizadas no transporte de chefes do crime organizado.
A legenda, que mais cedo intimou seus filiados a desembarcarem do governo em até 24h, chamou as acusações de “infundadas, prematuras e superficiais”. “Causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados”.
O partido, em seguida, acusou o governo de fazer uso político da estrutura estatal. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, repudiou a nota do União e classificou as acusações como “infundadas e levianas”.
“A direção do partido tem todo direito de decidir a saída de seus membros que exercem posições no governo federal. Aliás, não é a primeira vez que fazem isso. O que não pode é atribuir falsamente ao governo a responsabilidade por publicações que associam dirigente do partido a investigações sobre crimes. Isso não é verdade”, registrou.
A Polícia Federal investiga a informação de que Rueda seria dono oculto de jatos executivos, que estão formalmente em nome de terceiros e de fundos de investimento, usados no transporte de líderes do crime organizado. A informação foi revelada nesta quinta-feira pelo portal ICL Notícias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

União Brasil dá 24 horas para filiados desembarcarem do governo Lula
Por Wendal Carmo
‘Quem permanecer deve ter compromisso’, diz Gleisi após desembarque do União Brasil e PP
Por Wendal Carmo