Do Micro Ao Macro

Tendências para o mercado da corrida em 2025 mostram crescimento, inovação e maior engajamento

Brasil deve registrar 11 mil provas no próximo ano, enquanto maratonas internacionais somam US$ 5,2 bilhões em impacto

Tendências para o mercado da corrida em 2025 mostram crescimento, inovação e maior engajamento
Tendências para o mercado da corrida em 2025 mostram crescimento, inovação e maior engajamento
Tendências para o mercado da corrida em 2025 mostram crescimento, inovação e maior engajamento
Apoie Siga-nos no

O mercado da corrida deve ganhar novo impulso em 2025. Dados apresentados no TS Summit, realizado em setembro na Sala São Paulo, indicam que o Brasil terá mais de 11 mil eventos esportivos no próximo ano. O número representa crescimento superior a 30% em relação a 2024.

Outro ponto é a entrada de novos praticantes. Quase metade dos inscritos será de estreantes, reforçando a democratização da corrida no país.

Experiência ampliada

Os eventos devem apostar em experiências imersivas e híbridas. O uso de tecnologia, narrativas digitais e integração com plataformas online tende a aproximar corredores, marcas e fãs.

“Em 2025, cada vez mais pessoas descobrirão o prazer do esporte de massa. Nossa meta é tornar a prática acessível, divertida e segura para todos”, afirma Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports.

Impacto internacional

A corrida também avança em nível global. Segundo estudo da BrandFinance, as 50 principais maratonas do mundo geraram US$ 5,2 bilhões em impacto econômico nas cidades-sede.

“Apostamos no fortalecimento de políticas públicas e em estratégias de engajamento comunitário para ampliar ainda mais esse alcance”, comenta Natacha Manchado, gerente de projetos de corrida na World Athletics.

Força das marcas

As provas devem intensificar investimentos em branding e criatividade. A expectativa é que organizadores usem narrativas para conectar marcas, atletas e público. Especialistas avaliam que experiências memoráveis gerarão vantagem competitiva no setor.

Digitalização crescente

Plataformas como Strava e criadores de conteúdo especializados expandem a comunidade de corredores além das ruas. Essa interação digital aproxima marcas e atletas e fortalece o esporte como fenômeno cultural.

“Os atletas vêm para o esporte pelo compromisso com a atividade física, entram para uma assessoria esportiva e recebem direcionamento por meio de planilhas de treino”, diz Rosana Fortes, gerente nacional do Strava.

Saúde e bem-estar

A corrida ganha espaço como prática associada à qualidade de vida e à prevenção de doenças. O esporte amplia sua relevância na promoção da saúde física, mental e social.

“As tendências apontam que 2025 será um ano de recordes de participação, maior engajamento digital, fortalecimento das corridas como experiências e ampliação do impacto econômico e social”, comenta Daniel Krutman.

Diversidade e sustentabilidade

Iniciativas de inclusão devem ampliar a participação de mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, sustentabilidade e impacto social passam a orientar a organização de provas, estimulando a responsabilidade ambiental.

“Os organizadores precisam tornar cada prova em um espaço de igualdade, acessibilidade e compromisso social, mostrando que esporte e sustentabilidade caminham juntos”, destaca Gabriela Donatello, gerente de Marketing da Ticket Sports.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo