Mundo
Trump anuncia processo de 15 bilhões de dólares contra o ‘New York Times’
O presidente dos EUA acusa o jornal de calúnia e difamação


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que entrou com processo contra o jornal The New York Times, exigindo 15 bilhões de dólares (cerca de 80 bilhões de reais) por calúnia e difamação. O magnata acusa o jornal de ser um “porta-voz” do partido Democrata, rival de sua legenda, o Republicano.
Em postagem em sua rede, a Truth Social, Trump afirma que a ação do veículo nas eleições em 2024 foi a maior contribuição ilegal de campanha na história dos EUA. O jornal declarou apoio à candidata democrata, Kamala Harris, e disse que ela era a única escolha “patriótica” na eleição presidencial.
“O ‘Times’ se envolveu em um método de décadas para mentir sobre o seu presidente favorito (eu), minha família, meus negócios, o Movimento ‘America First’, o [movimento] MAGA e nossa nação como um todo”, disparou o presidente, usando sua retórica habitual, com muitas maiúsculas e exclamações.
O anúncio de Trump na rede social foi feito na madrugada de terça-feira 16. O jornal se manifestou sobre o caso pela manhã. Um porta-voz do veículo afirmou que o processo não tem alegação legal legítima e é uma tentativa de “sufocar e desencorajar” a imprensa independente.
“O New York Times não será dissuadido por táticas de intimidação. Continuaremos a investigar os fatos sem medo ou favorecimentos, e defenderemos os direitos dos jornalistas, garantido pela Primeira Emenda [da constituição dos EUA], de fazer perguntas em nome do povo dos Estados Unidos”.
Desde que voltou à Casa Branca, em janeiro deste ano, Trump dobrou a aposta em sua antiga postura de ataques aos veículos de imprensa, com acusações contra jornalistas críticos, restrições de acesso a coberturas e processos.
Um dos principais veículos da imprensa tradicional dos EUA, o New York Times noticiou na última semana que Trump havia ameaçado incitar ações na justiça pela publicação de textos sobre uma carta de aniversário que teria sido enviada por ele ao criminoso sexual Jeffrey Epstein. Trump nega a autoria da carta.
Segundo Trump, o processo foi apresentado à justiça da Flórida, um estado tradicionalmente inclinado ao partido Republicano. A ação tem como outros alvos quatro repórteres do veículo e à editora de livros Penguin Random House, que publicou Lucky Loser, uma espécie de biografia crítica do hoje presidente.
“O livro e os artigos fazem parte de um padrão de décadas de difamação intencional e maliciosa do New York Times contra o presidente Trump”, afirma a ação, formalizada na segunda-feira 15. A Penguin Random House ainda não se manifestou.
Com informações da AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump anuncia decreto para enviar a Guarda Nacional a Memphis
Por AFP
Em artigo no ‘The New York Times’, Lula diz a Trump que soberania e democracia do Brasil são inegociáveis
Por CartaCapital